21/08/2007

Túnel ferroviário Chelas/Montijo tem "parecer favorável" de especialistas

Alternativa à terceira ponte sobre o Tejo
21.08.2007 - 10h45 Lusa - in Público Última Hora

«O ex-presidente Associação Portuguesa para o Desenvolvimento do Transporte Ferroviário Arménio Matias disse à Lusa que alguns dos maiores técnicos mundiais em túneis submersos já deram "um parecer favorável, de princípio", ao túnel ferroviário Chelas/Montijo, em alternativa à terceira travessia do Tejo.
Arménio Matias diz que estes pareceres contrariam as opiniões dos defensores da ponte Chelas/Barreiro, "uma obra avaliada em mais de dois mil milhões de euros" e considerada "inexequível, por destruir a bacia de manobra do Porto de Lisboa. Matias é engenheiro, ex-deputado do PSD, antigo administrador da CP e está desde os anos 1990 ligado aos primeiros estudos da travessia do Tejo por túnel».
...

1 comentário:

FJorge disse...

Prefiro o túnel a uma nova ponte. O estuário do Tejo não suporta outra ponte. Seria um erro enorme cortar o magnífico estuário do Tejo com uma enorme e arrogante (as pontes têm sempre um grau de arrogância) estrutura de betão a bloquear a vista do Mar da Palha. E como seria estar no terraço da cobertura da Igreja de São Vicente de Fora e ver uma mega-ponte ali mesmo a meio do rio?! Visualmente os impactos são muito negativos para a imagem de marca de Lisboa.