19/08/2007

Telemóvel no carro duplica risco de acidente fatal

«A presença de um telemóvel no carro duplica o risco de acidente fatal, refere um relatório da Direcção-Geral da Saúde, segundo o qual mesmo com o sistema mãos-livres é um risco falar ao telefone e conduzir.
Em causa está a distracção ligada à conversação e não a perícia da condução ou qualquer efeito do campo de radiofrequência sobre o cérebro, informa o mesmo relatório.
Estudos citados no relatório referem que a conversação ao telemóvel num veículo automóvel mais de 50 minutos por mês aumenta 5,59 vezes o risco de acidente.
Em 223,137 acidentes registados entre 1992 e 1995 também ficou expresso que havia uma possibilidade nove vezes superior de acidente fatal quando se usava o telemóvel.»
(...)
Poucas pessoas teriam telefone no carro há 15, 16 anos. Eu tenho desde então. Mas não comprei. Na altura, a Rover ofereceu-me um telemóvel «de carro» que ainda hoje uso em situações especiais (avaria, falta de carga ou pouca rede do pequenino). E confirmo: é muito mais seguro e distrai menos, sobretudo na Cidade, o auricular - que agora, felizmente, já é plenamente aceite pelas polícias.

1 comentário:

Anónimo disse...

Acho que não é necessário nenhum estudo para chegar a essa conclusa, mas fumar tb nao aumenta os riscos de acidente fatal? É que o tabaco existe à muito mais tempo, e ainda não vi ngm vir com essa lei! Concerteza existirão alguns interesses para o estado que as pessoas continuem a conduzir e fumar. E ainda vem com historias que aumentam o preço do tabaco por bons motivos, quando o valor que aumenta semestralmente vai directamente para os bolsos do estado!