29/01/2008

Lisboa e Albufeira têm melhor qualidade de vida de Portugal

Os concelhos de Lisboa e Albufeira são os que têm melhor qualidade de vida no país, de acordo com um índice elaborado pela Universidade da Beira Interior, a que a agência Lusa teve hoje acesso.
O Índice Concelhio de Qualidade de Vida, elaborado pelo Observatório para o Desenvolvimento Económico e Social daquela universidade, coloca nas últimas posições os concelhos de Vinhais e Sabugal, no Norte e Centro do país.
O índice baseia-se no anuário estatístico de 2004 do Instituto Nacional de Estatística sobre o qual foi aplicada «uma metodologia original e inovadora», segundo Pires Manso, professor catedrático da UBI e responsável pelo ODES, autor do trabalho juntamente com Nuno Simões, técnico do Observatório.
«O índice tem em conta centenas de variáveis quantitativas, como o Produto Interno Bruto (PIB) ou o consumo, e variáveis qualitativas como a disponibilidade de bens culturais e outros de difícil medição», explica.
Através de «técnicas estatísticas mais simples e outras mais elaboradas, como as multivariadas, caso da análise factorial», o índice avalia cada concelho em três factores: educação e mercado de emprego; infra-estruturas; ambiente económico e habitacional.
Lisboa lidera a tabela com um Indicador de Qualidade de Vida (IQV) de 205,07 pontos enquanto Sabugal (Guarda) ocupa a última posição (278ª) com um IQV de 5,29.
«Da análise do ranking, e começando pelo topo, é de realçar a posição dos municípios de área da Grande Lisboa e os do Algarve, que ocupam, no seu conjunto, 14 das primeiras 20 posições da lista ordenada», destaca Pires Manso.
in Lusa

3 comentários:

Anónimo disse...

Será que esta gente compreende que através destes pequenos milagres dos últimos 50 anos chamados "rádio", "televisão", e "internet", ninguém precisa de estar localizado fisicamente proximo de "equipamentos culturais"?
O que é que esta gente quer dizer com "equipamentos culturais", já agora, os teatros (ninguém lá vai), os cinemas (para podermos disfrutar de filmes com barulho de fundo de pipocas, telemoveis, e gente a conversar, em vez de o fazer no conforto do nosso lar).
Como é que alguem mentalmente são pode dizer que Lisboa tem um minimo de qualidade de vida comparado com um sitio sossegado e pouco poluído, seja ele qual for?
O "equipamento cultural" que eu preciso é ESPAÇO, para poder fazer caminhadas, bicicletadas, picnics, observações astronómicas, etc., sem poluição luminosa, nem atmosférica, nem arranha ceus e autoestradas a bloquear o caminho.
Eu não tenho absolutamente nada disso em Lisboa. Todos os fins de semana, ou quase, milhares de lisboetas fogem a sete pés daqui. Ao longo das ultimas decadas, há cada vez menos gente a optar por viver no centro de lisboa, dispondo-se assim a sofrer horas de engarrafamentos diarios.
É de uma cegueira brutal, este estudo.

daniel costa-lourenço disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
daniel costa-lourenço disse...

Não admira: Lisboa e o Algarve são as únicas regiões do país consideradas ricas a nível Europeu (mais de 75% do rendimento médio europeu).

No entanto, ter grandes níveis de indicadores meramente quantitativos não implica uma exacta correspodência com qualidade de vida.

Lembro que já foram feitos estudos incluindo esse factor mais ou menos subjectivo da qualidade de vida (qualidade do ar/tempo em deslocações etc) e Lisboa nunca ficou bem posicionada, ao contrário de cidades médias como Évora, Coimbra, Aveiro ou Braga, que tinham menos equipamentos e rendimento, mas têm uma escala mais humana.