08/10/2010

Lumiar recusa perder território no novo mapa de freguesias de Lisboa

In Público (8/10/2010)

«A Junta de Freguesia do Lumiar, em Lisboa, "repudia energicamente" a transferência de parte do seu território para uma nova freguesia de Telheiras, um cenário que está previsto no estudo sobre a reforma administrativa da cidade encomendado pela Câmara de Lisboa. O presidente daquela junta, Nuno Roque (PSD), alega que "não faz sentido nenhum" que o Lumiar perca a zona histórica, onde a freguesia nasceu, em 1266.

Depois de conhecerem, através da notícia do PÚBLICO, os detalhes do novo mapa das freguesias - que propõe a extinção de 24 das 53 actuais -, os membros da Assembleia de Freguesia do Lumiar aprovaram uma moção contra o que consideram ser um "absurdo histórico e geográfico".

A delimitação proposta no documento sugere que seja criada uma freguesia, de Telheiras, que englobe, entre outras zonas, a Calçada de Carriche, a estrada do Lumiar e o Paço do Lumiar, onde ficam o Museu do Traje, a Capela de S. Sebastião e a igreja e cemitério do Lumiar. "Estes locais são o berço da freguesia desde o século XIII", lembra Nuno Roque.

Na moção aprovada por unanimidade e enviada para a Câmara de Lisboa, a assembleia de freguesia refere que "nunca, em circunstância alguma ou em tempo algum", aquelas zonas fizeram parte de Telheiras. Nuno Roque não está contra a criação desta nova freguesia, mas recusa perder território que considera "histórico". Sublinhando que a junta ainda não foi oficialmente avisada da reorganização, o presidente considera que, "na reforma administrativa, a cidade tem de ser pensada como um todo".

A freguesia do Lumiar tem cerca de 35 mil eleitores e 50 mil habitantes, que correspondem a um décimo da população da capital. O estudo, intitulado Bases para Um Novo Modelo de Governação da Cidade de Lisboa, propõe a extinção de 24 freguesias na capital e a criação de nove "unidades de proximidade". Na actual organização, que data de 1959, Lisboa tem 53 freguesias. "Justifica-se uma reforma da actual divisão da cidade, mas terá de ser pensada de outra forma", defende Nuno Roque. Marisa Soares»

4 comentários:

misi disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

eu concordo. muito!
e até concordaria mais se eliminassem as freguesias
NC

Xico205 disse...

Tanto o Lumiar não concorda como mais nenhuma freguesia vai concordar com a mexida nos mapas de freguesias porque muita gente vai perder tachos.

Em democracia acho muito complicado mudar-se limites admnistrativos. Em 1959 não havia oposição.

Anónimo disse...

A FREGUESIA DO LUMIAR NAO QUER MAS TELHEIRAS QUER E PRECISA. A intervençao dessa Junta no bairro de Telheiras é quase nula. Onde está por exemplo o moinho centenario desaparecido há 1 ano? ninguem se preocupa em limpar váruas ruas de telheiras dos grandes graffitis. A Junta do Lumiar nao tem capacidade para gerir uma area tao vasta, do tamanho de muitos concelhos..