06/07/2012

Movimento de moradores vai recuperar fachadas em Lisboa

13 comentários:

Anónimo disse...

Infelizmente, não passará de voluntarismo bem intencionado que dará quando muito umas pinceladas nuns dois ou três prédios a necessitar de obras profundas...

Anónimo disse...

Que sirva de exemplo para outras freguesias!

Anónimo disse...

Peço desculpa pelo meu comentário anterior.

Ao ler o titulo pensei que iriam recuperar as fachadas originais e não grafitar ainda mais.
O que mais me espanta é que desta vez os grafites serão temas relacionados com Lisboa, ou seja: A Javardice vai ser ainda maior!
Aconselho que ninguém contribua com com nem um cêntimo, alias vou já passar a noticia para avisar os moradores da zona....
Mudem as leis que punem severamente quem pratica estes crimes e instalem vigilância nas zonas mais movimentadas e podem ter a certeza que outros perdem logo a vontade de vandalizar ainda mais!

UMA POUCA VERGONHA!

Anónimo disse...

A Mouraria de Português já não tem nada... Nem sequer a própria população... É uma (pequena) questão de tempo até se tornar (se já não for qualificada como tal) um ghetto de 3º mundo.

Carina disse...

Esta notícia não está actual, já que as fachadas já foram pintadas e as escadinhas de S. Cristóvão ganharam outro ar! Parabéns aos artistas que tornaram a Freguesia mais bonita!

Ao anónimo da 1:46 aconselho vivamente a lá passar e ver que um graphite pode não resultar em vandalismo e sim numa obra de arte que muito diz sobre Lisboa e o Fado.

Anónimo disse...

E eu peço desculpa pelo comentário da 1:29 PM.

Julguei que fosse uma ingenuidade de bem-intencionados e não se trata sequer disso.

Já que querem fazer alguma coisa, MANTENHAM MAS É AS PAREDES LIVRES DE GRAFFITI e deixem aquilo num estado apresentável e civilizado. Borradas já há de sobra.

Anónimo disse...

Carina:
Gente mal educada, de má vida, bimbos, vândalos, criminosos e gente que não tem o minimo de cultura não é certamente a noção que tenho da identidade cultural de Lisboa e da Mouraria.
A minha noção de Lisboa não está certamente relacionada com esse tipo de pessoas, aliás, o fado para mim sempre foi caracterizado por pessoas com nível e classe como: Amália, Maria teresa de Noronha, Carlos Paredes e muitos outros que pouco tem a ver com o tipo de gente que hoje em dia invadiu essa localidade!
Quanto a visita, obrigado mas dispenso, não quero ficar deprimido e correr o risco de ser assaltado.
Prefiro passear por locais como como o principe real, alfama, graça, castelo, chiado, são bento, lapa, estrela....
Mas tenho esperança num futuro em que cada pais da UE "se vire para dentro" e recupere de alguma forma a sua identidade!

Anónimo disse...

Aproveitando a ideia deste artigo as freguesias podiam adoptar medidas semelhantes de recolha de fundos através dos moradores para restaurar as fachadas degradadas pelos vândalos juntamente com um baixo assinado para a alteração da lei para a introdução de uma punição grave sobre estes crimes!

Anónimo disse...

Este vídeo é pelo menos do ano passado (aliás quem é que anda de cachecol em Agosto?). As escadinhas de S. Cristóvão foram limpas, arranjadas e o magnifico mural dedicado ao fado vadio é paragem obrigatória para os turistas que lá passam.

Anónimo disse...

E o resultado desta intervenção é:

http://renovaramouraria.blogspot.pt/2012/03/escadinhas-de-sao-cristovao-tem-novo.html

Está tudo entregue aos bichos.
Nem os turistas compreendem estas intervenções!

Tristeza......

Anónimo disse...

Esses artistas, que o são, têm muitas paredes livres por outras zonas da cidade.

Fazer isto nas Zonas Histórivas é uma aberração, nenhum país do mundo tem coisas destas nestas Zonas

Em uma despromoção para o Turismo, alguém vem gastar dinheiro para ver coisas assim ?

Eduquemse esses meninos feitos artistas que s´´o olham para si.

Carina disse...

Anónimo das 5:07 - "Quanto a visita, obrigado mas dispenso, não quero ficar deprimido e correr o risco de ser assaltado."

Se fizesse mesmo uma visita como eu propus, mudava de opinião! Sei que esta zona não é perfeita mas há muita gente a tentar mudá-la e tem conseguido, com iniciativas como esta! Quanto a ser assaltado pode sê-lo aqui como em qualquer outra parte da cidade... esse argumento não tem sentido!

Anónimo das 6:55 - "Está tudo entregue aos bichos.
Nem os turistas compreendem estas intervenções!"

De certeza? entao porque é que todos os dias eu os vejo a parar, a fotografar e a falar positivamente sobre esta intervenção? estranho...

Anónimo das 8:39 - "A Mouraria de Português já não tem nada... Nem sequer a própria população..."

Que giro, pensei mesmo que o nome "Mouraria" derivava da zona da cidade onde se fixaram tanto árabes como outros estrangeiros depois da conquista de Lisboa por D. Afonso Henriques!
Tem alguma lógica, pela história da cidade que indivíduos de outras origens se fixem ali! Estou errada?

Anónimo disse...

"De certeza? entao porque é que todos os dias eu os vejo a parar, a fotografar e a falar positivamente sobre esta intervenção? estranho..."

Carina:

Estava à espera de outra coisa? De criticarem para depois levarem um safanão ou serem olhados com desdém.
Basta ler os comentários dos blogs, forums e dos sites de turismo e perceber que as principais reclamações são a sujidade, os grafites de vândalos,nos quais se inserem intervenções como esta assim também como a da fontes Pereira de Melo) e por ultimo a descaracterização da zona histórica com a construção de novos edifícios.
Para eles o melhor destes bairros históricos é a sua forma arquitectónica, uma pequena vila caracterizada por edifico de estilo pombalino, os azulejos, as casas de diversa cores de FACHADAS LIMPAS, as ruas estreitas,a simpatia dos PORTUGUESES... Dizem que sentem uma espécie de calor de reconforto e consolação como se estivessem protegidos do mundo exterior.
Acha que o grafite por mais bem pintado que seja pode substituir isto ou pode tornar uma fachada de um edifício de um bairro destes mais interessante?
Se acha que sim então provavelmente representa uma nova geração que está a enterrar o romance e charme que restam desta zona de Lisboa substituindo-a por estas formas de expressão estrangeiras que tentam representar a nossa cultura, e isso é muito triste.