05/07/2012

As esplanadas mais feias e caóticas da Europa?








Rua das Portas de Santo Antão e Rua dos Correiros - mas podia ser nas Avenidas Novas, na Mouraria, no Castelo, na Graça, etc.. Vemos por todo o lado esplanadas com 5 e até 6 modelos diferentes de cadeiras (!), chapéus de sol de várias marcas e cores, todo o tipo de "bonecos" e dispositivos para "anunciar" os menus. Não há grande sensibilidade, nem sentido de ordem, de "casa arrumada". E o problema é que na maioria dos casos a comida servida é tão má como os dispositivos de publicidade, o mobiliário, o desleixo, o dessarumo, enfim, o mau gosto geral de tudo. 

4 comentários:

Anónimo disse...

Mas Portugal é isto. É low-cost, á amador, é medíocre, sem qualquer brio, requinte ou sofisticação, é folclórico, "very typical".

Paulo Nunes disse...

Exato! ... aos mais feios restaurantes e snacks junta-se agora a dimensão exterior.

Se por um lado nem tudo tem de ser arrumadinho e candido por outro já não há capacidade de encaixe para este mau gosto.

Questão existencial... onde e como é que estas arranjam verba para se implementarem na zona nobre da cidade? Eles e a praga de lojas de "recuerdos" que não há meio de abrandar.

Algo algo de muito errado está neste país... e quem pode não mexe uma palha.

BdeBrilho disse...

Mas já há bons sinais de mudança: a Avenida Duque D'Ávila está ampla, convida ao passeio e tem esplanadas muito agradáveis, como a da Padaria Portuguesa. É seguir o exemplo!

http://8e87maravilhas.blogspot.pt
http://estaluzboaqueeuamo.blogspot.pt

Xico205 disse...

A esplanada onde estive ontem em Alcochete era mais porca. As mesas colavam porque eles passavam um pano que sujava mais do que limpava.