19/07/2012

Pavilhão tailandês já começou a ser vandalizado...

Chegado por e-mail:

«Denuncio o vandalismo que já se está a verificar no belo e precioso pavilhão Tailandês que foi colocado nos jardins de Belém. É uma vergonha para os portugueses em geral e para os Lisboetas em particular o desrespeito que estes “modernos vândalos” têm pela cidade e pelo património que é de todos nós. Proponho que Câmara de Lisboa translade o pavilhão para lugar seguro, enquanto é tempo, ou devolva esta obra de arte à Tailândia já que não tem condições para a proteger.

[...] fiquei perplexo por ver crianças a jogar futebol de salão dentro do pavilhão, debaixo da vigilância de educadoras, que ainda ficaram aborrecidas por eu ter feito o reparo que aquilo não era local para tal atividade. Assim registo a degradação, que por sinal ainda é maior do que aquilo que eu tinha observado anteriormente. Se isto está neste estado em quatro meses o que será daqui para a frente.

Proponho a transladação, urgente, do Pavilhão para local mais seguro e tranquilo, sugerindo o jardim tropical na margem do lago que está logo à entrada.

Já agora, aproveito para sugerir o restauro do jardim de Macau que se encontra dentro deste jardim tropical, com o apoio da Fundação do Oriente que por certo terá interesse em patrocinar financeiramente estas iniciativas.

Se a Câmara Municipal de Lisboa não empreender urgentemente a proteção do Pavilhão, é com mágoa, mas vou que ter enviar estas fotografias e denunciar esta situação ao Sr. Embaixador da Tailândia.

Obrigado.

Rogério Pampulha»

3 comentários:

Anónimo disse...

Penso que é preciso leis MUITO mais rígidas para punir as pessoas que comentem estes actos! Inadmissível!

Anónimo disse...

Triste, e quase inevitável. Lisboa é cada vez mais uma cidade de vandalismo, e uma coisa tão rara e preciosa como este pavilhão seria um alvo óbvio para este tipo de atenção. Simplesmente não consigo compreender a mentalidade de pessoas que querem profanar qualquer coisa bonita. Richard de Luchi

Anónimo disse...

"Penso que é preciso leis MUITO mais rígidas para punir as pessoas que comentem estes actos!" As leis existem. Mas ninguém faz nada. Em Portugal, joga-se à bola em todo o lado. Até nos poucos parques e jardins onde é proibido jogar, lá estão eles, miúdos e graúdos, a jogar, a mandar a bola para tudo quanto é lado. As leis existem, mas não são cumpridas, e como em tudo neste país, sai tudo impune.