01/09/2012

Obras avançam no Jardim do Campo Grande, Caleidoscópio ainda à espera



Obras avançam no Jardim do Campo Grande, Caleidoscópio ainda à espera
Por Marisa Soares in Público
Autarquia está a requalificar espaços verdes e a preparar o terreno para a recuperação do antigo centro comercial, a cargo da Universidade de Lisboa. Projecto da piscina municipal vai voltar à câmara

A parte Norte do Jardim do Campo Grande, em Lisboa, está em obras desde o início de Agosto e assim vai continuar durante os próximos sete meses. O projecto municipal prevê a requalificação do pavimento, do mobiliário urbano e das espécies vegetais, a criação de um "parque de recreio canino" e de uma praça de "jogos matemáticos", e inclui ainda uma pequena redução da área do lago junto ao edifício do antigo Centro Comercial Caleidoscópio. Esta última intervenção, já em curso, prepara o terreno para a requalificação daquele complexo, que tarda em avançar.
As obras, que vão custar ao município mais de um milhão de euros, marcam o início da renovação do jardim prometida pelo vereador dos Espaços Verdes, José Sá Fernandes. Mais atrasado está, porém, o projecto de recuperação do Caleidoscópio, a cargo da Universidade de Lisboa (UL), à qual foi cedido o edifício em Março de 2011 para a criação de um centro académico. Previa-se que a requalificação estivesse pronta até Junho deste ano, mas o espaço continua a definhar.
Apesar dos atrasos, que a UL atribui à dificuldade em conseguir parceiros privados para financiarem as obras - estimadas em 1,5 milhões de euros - deverá estar para breve o avanço do projecto. "A UL não tem condições para fazer este investimento. Temos estado a contactar potenciais parceiros e a analisar propostas, e em Setembro deveremos avançar com os ajustes finais para a definição do caderno de encargos", diz ao PÚBLICO o chefe de gabinete do reitor da UL, Luís Guimarães de Carvalho. Se tudo correr como esperado, o centro deverá abrir à comunidade universitária no segundo trimestre de 2012.
As obras não implicam alterações na estrutura do antigo centro comercial projectado nos anos 1960 pelo arquitecto Nuno San Payo, mas sim um reformulação do interior. O centro, que funcionará 24 horas por dia, vai ter um auditório, uma sala de ensaios, gabinetes e salas de estudo, uma livraria, uma "loja do estudante" e ainda um espaço de cafetaria e de restauração. Para permitir a criação de uma esplanada não coberta virada para o lago e para o jardim está a ser feito um avanço sobre o espelho de água. No protocolo de cedência do espaço à UL estão também incluídos dois campos de ténis e um ringue de patinagem localizados nas imediações do centro. A universidade pretende lançar um concurso público para a recuperação e gestão destes equipamentos, em regime de concessão.
Igualmente atrasada está a requalificação da antiga piscina municipal do Campo Grande. A empresa espanhola que vai efectuar os trabalhos e explorar este equipamento exigiu à câmara que o contrato incluísse também uma área de estacionamento. A formalização da adjudicação já devia ter sido assinada em Maio, mas tal ainda não aconteceu.
A solução "não foi fácil", admite o vereador do Desporto, Manuel Brito. Em cima da mesa estavam três hipóteses, mas a opção escolhida foi a construção de um estacionamento subterrâneo e a criação de um parque à superfície. Segundo o vereador, um deles fica do lado da Biblioteca Nacional, o outro fica na lateral oposta. No total, vai haver 150 lugares exclusivos para utentes da piscina.
O próximo passo é, diz Manuel Brito, submeter a proposta agora alterada a votação na câmara, o que deverá acontecer durante este mês de Setembro.
A piscina do Campo Grande, tal como a dos Olivais e a do Areeiro (ver caixa) serão concessionadas por 40 anos. Em troca, as empresas pagam as obras de reconversão dos espaços no valor de 22,5 milhões de euros e transferem três por cento dos lucros anuais para a câmara.

Piscinas dos Olivais e do Areeiro
Obras avançam em breve, garante vereador

A requalificação das antigas piscinas do Areeiro e dos Olivais está bem encaminhada, segundo o vereador do Desporto na Câmara de Lisboa, Manuel Brito . No caso do equipamento dos Olivais, concessionado à Ingesport (que também vai requalificar a piscina do Campo Grande), o projecto deverá ser aprovado na câmara na segunda-feira e as obras começarão "dentro de muito pouco tempo", garante Manuel Brito. As obras na piscina do Areeiro, concessionada à Sidecu, também devem avançar "daqui por poucas semanas", diz o vereador. O projecto implica a demolição do edifício e a construção de um estacionamento subterrâneo. Os trabalhos terão de estar prontos em "dez ou 12 meses", afirma. M.S.

6 comentários:

Anónimo disse...

Então estamos em finais de Agosto (quando o artigo saíu) e a reabilitação do antigo Caleidoscópio, anunciada com estrondo, e que era para estar pronte em Junho ainda nem sequer se iniciou nem se sabe quando começará?

E anda-se a arruinar do espelho de água por causa de uma esplanada que ainda nem sequer se sabe se, como e quando avançará?

Então porreiro, pá. Ou está tudo doido, ou estou a ver mal.

Anónimo disse...



Com o nosso DINHEIRO e em plena bancarrota.

É isto cumprir o programa da Troika ????

O que irão fazer no Campo Grande ???

O Programa da Troika exige o corte do nª de AUTARQUIAS em 40%. Nem uma Cãmara Municipal, nem uma Freguesia foi extinta.

E nenhum Partido denuncia a situação, porque TODOS têm os seus militantes e clientelas estabelecidos aí, especialmente nas Câmaras Municipais, muitas perfeitamente ridículas como Foz Côa, Arronches, Odivelas, etc etc

Anónimo disse...

Perdão, mas procuro dar o menor nº de erros na medida do que me é possível.

Assim sendo, no comentário das 10:44 deve ler-se "pronta" e "anda-se a arruinar o espelho de água" em vez do que, por lapso, lá está.

Obrigado

Anónimo disse...

vergonha a quantidade de arvores saudaveis deitadas a abaixo!! para quando mais consideração pela natureza!!

Anónimo disse...

Aleluia! O pacovio do Zé talvez consiga fazer alguma coisa de jeito na Camera! É simplesmente degradante assistir-se a total destruicao de equipamentos sociais camararios (piscina dos olivais,campo grande e areiro) sem k a camara pugne pela sua recuperacao! vejam-se tambem os edificios na Fontes Pereira de Melo devolutos a anunciarem a sua reabilitacao à decadas! Zezinho de megafone de outrora ...para quando o plano ciclavel que anunciaste e que tao orgulhosamente defendeste na entrevista à revista inglesa Monocule? E entao o famigerado jardim da Ribeira das Naus ? Onde esta o elenco camarario que defendia as pequenas obras ...apenas agora que se aproximam as eleicoes autarquicas vejo o Ze agitado .... o outro anda preocupado em fechar a porta das festividades da Republica aos cidadaos enquanto almoca frequentemente as faustas mariscadas no pinoquio dos restauradores! inventem-se outros politicos!

Anónimo disse...

Foram cortadas muitas árvores no jardim do Campo Grande. A Câmara de Lisboa dá como explicação o mau estado das árvores. Não me parece. As árvores cortadas estão todas juntas. Será que as árvores doentes estavam apenas em duas zonas perfeitamente simétricas dos dois lados do jardim? Enquanto que todas as outras do mesmo porte e com o mesmo aspecto fora da zona junto ao lago estão de boa saúde?
Parece-me muito mais que se vai pura e simplesmente criar estacionamentos.
Veremos se estas árvores serão repostas.