31/12/2012

Câmara abre excepção para táxis antigos continuarem a circular no centro de Lisboa.



Ainda em 31 de Dezembro de 2012 ... uma ilustração de verdadeiro "Fogo de Artifício" ... que demonstra e ilustra como este País é uma total anedota ... Pois é ... Vereador Nunes da Silva ... "infelizmente"...
António Sérgio Rosa de Carvalho


Câmara abre excepção para táxis antigos continuarem a circular no centro de Lisboa
Por Lusa
31/12/2012 - 16:40

Deliberação responde aos atrasos nos procedimentos técnicos e administrativos para adaptar os veículos anteriores a 1996.


Os táxis sem as adaptações necessárias vão poder continuar a circular nas zonas de emissão reduzida, segundo deliberação da Câmara Municipal de Lisboa.

 A decisão surge porque o Instituto de Mobilidade e Transportes Terrestres ainda não homologou a tabela de equivalência de emissão de partículas, que permite aos proprietários dos táxis colocarem dispositivos ou avaliarem se os que têm estão conforme as normas europeias.

Segundo um despacho camarário desta segunda-feira, a que a agência Lusa teve acesso, a excepção temporária para táxis que terminava na terça-feira irá prolongar-se até decisão em contrário.

A autarquia deliberou em Maio de 2011 que as áreas da Avenida da Liberdade e da Baixa seriam a primeira Zona de Emissões Reduzidas (ZER), impondo restrições à circulação de veículos com 20 anos (norma EURO 1).

Um ano depois, a CML alargou a ZER ao eixo composto pela Avenida de Ceuta, Sete Rios, Entrecampos, Avenida dos EUA, Avenida Marechal Spínola e Avenida Infante D. Henrique, aumentando as restrições a viaturas matriculadas desde 1996 (norma EURO 2).

Face aos atrasos nos procedimentos técnicos e administrativos para adaptar os veículos anteriores a 1996 (pré-norma EURO 2), da responsabilidade do IMTT, a CML abriu uma excepção temporária para táxis que respeitassem a norma EURO 1 (em geral construídos depois de Julho de 1992).

“Infelizmente, até à presente data, o IMTT não homologou a tabela de equivalências, que permite fazer corresponder a uma norma “EURO” de emissões de partículas, os veículos que fossem dotados de filtros de partículas ou catalisador, a partir dos testes efectuados nos Centros de Inspecções de Veículos”, lê-se no despacho assinado pelo vereador Nunes da Silva.

Depois de uma reunião com representantes das associações dos taxistas com a câmara foi pedida uma reunião com “carácter de urgência” ao secretário de Estado dos Transportes e ao IMTT. A decisão de prolongar o regime de excepção foi já comunicada pela autarquia às associações de taxistas.

2 comentários:

Anónimo disse...

Nem dá para entender que montes de ferrugem com essa idade sejam autorizados a fazer o serviço de táxi, em zonas delimitadas ou mesmo fora delas.

maria proença disse...

boa noite nao me diga que de um momento para outro queria ver os taxis todos sairem de circulaçao sim que quase todos sao antigos quando voce estiver velho que seja de um momento para outro metido na sucata acha isso bem tenha calma que tudo se resolvera com trabalho e tolerancia estamos em crise economica desculpe amigo a minha comparaçao mas estes carros que sao agora velhos ja trabalharam muito e a seu tempo se vai resolver os problemas nada de leviandades e precipitaçoes porque a vida da praça e uma vida que poucos dao o valor e so para quem gosta mas e uma vida pesada obrigada pela atençao