26/12/2012

Classificados!


Mais uma bela prenda de Natal:

A Penitenciária de Lisboa e mais uma dúzia de outros foram classificados em 24 Dez. como Monumentos e Conjuntos de Interesse Público (http://dre.pt/pdfgratis2s/2012/12/2S248A0000S01.pdf).

Obrigado!

Entre os quais a Voz do Operário, o Liceu Camões, 2 edifícios na Avenida da República (95 e 97), o nº 193 da Avenida da Liberdade, a Torre do Tombo, o Hotel Ritz, o Forte do Alto do Duque (Monsanto), o Chafariz d'El-Rei ... e a Baixa Pombalina, mas esta devia ser MN e não CIP, dado que sendo apenas de Interesse Público, isso inviabilizará de vez qualquer candidatura à UNESCO.

8 comentários:

Anónimo disse...

O edifício da fotografia 3 aparenta estar bastante degradado. Como é que ninguém se interessa por um edifício tão belo numa localização tão privilegiada?

Paulo Ferrero disse...

A CML aprovou há coisa de 2-3 anos para o nº 95 da Av. República uma Informação Prévia que previa a alteração/ampliação do mesmo, com destruição de interiores. Estou curioso em ver o que decorre desta classificação.

Anónimo disse...

Que edifício é aquele da foto número 6?

Anónimo disse...

O que acontece agora à apressada candidatura de Santana Lopes a património da humanidade?
Parecia que a aprovação estava ao virar da esquina.
Quantos anos passaram desse anúncio?
Agora esta classificação (CIP) que implicações tem para a Baixa Pombalina?
É mais um presente envenenado desta gente?
Agradecemos que o Blogue dê os seus pareceres.
Obrigado.

Paulo Ferrero disse...

Trata-se do Chafariz d'El-Rei.

Paulo Ferrero disse...

Só um MN pode aspirar a ser património da UNESCO, pelo que ao ser apenas classificado como CIP a Baixa não se poderá candidatar a tal.

Anónimo disse...


Uma Grande Vitória para todos nós, defensores do Património.

Torna-se URGENTE que se crie uma COMISSÃO DE CIDADÃOS
que promova e faça lóbi para a Classificação da Zona Histórica de Lisboa, única no mundo, e a de mais BELA paisagem urbana da Europa e de ENORME valor para a História da Humanidade
a PATRIMÓNIO MUNDIAL
(Alfama, Castelo, Baixa Pombalina, Sant'Ana, Mouraria, Bairro Alto, Bica, Madragoa)

Anónimo disse...


A Portaria sobre a Penitenciária refere-a como de sistema panóptico, o que é incorrecto. É de Sistema Radial, onde de um ponto central se observam os corredores das diferentes alas/corpos, próprio do sistema de Clausura Solitária. No Sistema Panóptico, o edifício é Circular e do ponto central ou de qualquer outro observam-se as celas, e no Mundo só existem 6 edifícios dessa tipologia, um deles o Pavilhão de Segurança do Hospital Miguel Bombarda. (ver livro Panóptico, Vanguardista e Ignorado, da Livros Horizonte)