27/12/2012

Alto de Santa Catarina alvo de requalificação urbana


In Site da CML

«O vice-presidente da autarquia, Manuel Salgado, apresentou no dia 20 de dezembro, na Junta de Freguesia de Santa Catarina, a proposta de requalificação urbana que prevê a regularização do trânsito e estacionamento na zona do Alto de Santa Catarina, bem como a requalificação do Jardim do Adamastor e a criação de uma praça na confluência entre a R. de Santa Catarina e a R. Marechal Saldanha.

A proposta prevê a manutenção do arvoredo da R. de Santa Catarina e o reforço da estrutura verde com a introdução de novas árvores. Haverá um incremento dos lugares de parqueamento, de 23 para 33, num acordo estabelecido entre a CML e a Associação Nacional de Farmácias.

As zonas de circulação pedonal e automóvel serão alvo de redefinição e a área onde convergem a R. de Santa Catarina e a R. Marechal Saldanha será liberta de veículos e convertida numa verdadeira Praça. O piso será alterado para blocos longitudinais de granito, quer na nova Praça, quer no Jardim e Miradouro do Adamastor, onde será introduzido novo mobiliário urbano, com as infraestruturas de drenagem e de iluminação pública a serem igualmente alvo de renovação.»

...

À primeira vista é uma boa notícia mas fica-se logo de pé atrás com coisas como "...iluminação pública a serem igualmente alvo de renovação". Espero que a CML publicite o que quer fazer no miradouro e, sobretudo, ausculte as pessoas.

(Foto: Objectiva 3)

... TEXTO EDITADO...

É isto, http://www.souzaoliveira.pt/projectos.php?s=486&p=120&rp=312, é? Alguém pode "ispilicar"? Mto. obrigado.

14 comentários:

Anónimo disse...

Que grandes cães!

Vão tirar a calçada e que mais???

Renovação das infraestruturas de
drenagem e iluminação pública?

Introdução de mobiliário urbano

Onde é que eu já ouvi isto?

Não chega a má requalificação do Jardim do Príncipe Real e da Praça do Martim Moniz?


http://www.cm-lisboa.pt/fileadmin/Noticias/ficheiros/folheto_santa_catarina.pdf

Anónimo disse...

não há nada para isplicar,agora não se compreende como é possível o escritorio de souza oliveira sócio do pires marques (lembram-se é o tal que era director da gestão urbanistica durante a epoca do carmona) continuar a fazer projectos para a cml e ja não é o 1º,todos acham normal?

Anónimo disse...

Cada vez mais me convenço que estes pseudo intelectuais, arquitectos, sociedade(que consente), assim como quem lhes dá permissão para cometerem esta barbaridades deviam ser todos julgados por crimes contra a desfiguração da identidade de certas zonas e o bem estar das pessoas que habitam nas mesmas! Blocos de granito por calçada?
Onde é que eu já vi isto!´
Iluminação pública a ser igualmente alvo de renovação?
Vai acontecer o mesmo que aconteceu aos candeeiros antigos de linha clássica que desaparecerem do Terreiro do Paço?

Mas estamos onde?
Num parque ali de Olaias?

Já decidi a semana passada, vou arriscar e vou imigrar para um pais composta por uma sociedade que proteja o seu património e a sua identidade, onde o civismo e a cidadania sejam uma forma de estar, estou farto de incompetência, incultos e gostos pacóvios de saloios assim como blogs onde só falam e quando chega a altura de agir fica tudo quieto a não ser por petições online que nada valem nem são reconhecida, tudo para Inglês ver!
Nojo!
Comigo já não contam mais!

Maria disse...

Mais um caso da doença do "não há dinheiro para fazer pequenos reparos, mas há milhões para remodelar ao estilo moderno e construir mamarrachos".
Já não sei o que diga.
Lisboa morreu.

Unknown disse...

Pelo que dá para ver no folheto vêem aí candeeiros à la terreiro do paço! Será que nada escapa aos responsáveis pela iluminação pública da CML? Cada vez tenho mais medo pelas colunas de iluminação em marmorite do Bairro do Restelo!

Anónimo disse...

Esperemos que seja feita alguma coisa contra mais um atentado à cidade de Lisboa. O miradouro está óptimo como está, só precisa de alguma dinamização cultural. Existem milhares de lugares em Lisboa que precisam realmente de intervenção.

lmm disse...

Ao anónimo que disse que vai emigrar: já vais tarde. Mente tacanha como a tua onde tudo o que é "estrangeiro" é que é bem feito, não nos faz falta nenhuma. Precisamos é de pessoas que "façam" e não de pessoas que perante aqueles que "fazem" ponham o seu melhor arzinho mete-nojo e digam "eu não faria assim!". Boa viagem.

Luís

lmm disse...

"Esperemos que seja feita alguma coisa contra mais um atentado à cidade de Lisboa. O miradouro está óptimo como está, só precisa de alguma dinamização cultural. Existem milhares de lugares em Lisboa que precisam realmente de intervenção."

Mas qual atentado?! Uma reabilitação de um dos melhores miradouros de Lisboa que está transformado num antro de criminosos e completamente degradado é uma má notícia onde? Só se for num país onde as pessoas já não pensam antes de criticar e de dizer mal.

Alguém referiu no bem estar das pessoas que frequentam o miradouro. É provável que o comentário tenha vindo de um dos vendedores de droga do BA que por ali passam os seus dias.

Anónimo disse...

Imm:

E combate-se a droga substituindo a calçada, candeeiros antigos e as infraestruturas?
Deduzo que o Grunho com mente tacanha sejas tu!
Ou então deves ser um dos muitos que come à custa da "panela" das requalificações!

Anónimo disse...

Mente tacanha como a tua onde tudo o que é "estrangeiro" é que é bem feito, não nos faz falta nenhuma. Precisamos é de pessoas que "façam"
________________________________
Que façam?

Como a desprezível requalificação à feirante da praça do Martim Moniz?

Como a pseudo-requalificação e abate de dezenas de árvores do que resta do Jardim de linha romântica do Príncipe Real?

Como a falsa requalificação e consequente desfiguração de Edifícios Pombalinos?

Como a requalificação de certas zonas históricas desfigurando o património arquitectónico?

Como a demolição e alteração ao património em centro histórico?

Como a constante betonização e edificação de projectos à Beira Rio em zona antigas e envolventes em detrimento do espaço verde

Como o numero monstruoso de automóveis que circulam na cidade e que estão estacionados em cima de passeios assim com as infinitas vias para os mesmos, deixando o pião com meio metro de passeios e logradouros

Tenho pena das "Boas Almas" que ficam na "piolheira" governados por incompetentes, corruptos e incultos como o sr.

Como dizia Lord Byron ao contemplar Sintra (neste caso deixo-o dedicado à minha querida Lisboa antiga) a duas semanas de mudar-me para Londres:

"Poor, paltry slaves! yet born 'midst noblest scenes --
Why, Nature, waste thy wonders on such men?"

Xico205 disse...

Joao Oliv Leonardo disse:

Cada vez tenho mais medo pelas colunas de iluminação em marmorite do Bairro do Restelo!

5:01 p.m.
----------------------------

Continua a chamar a atenção e vão embora mais cedo do que tu pensas.

lmm disse...

Não negando o óbvio, que é o fato de muito daquilo que é feito não o ser "bem feito", só quem "faz" é que corre o risco de errar e ser criticado. Quem nunca será criticado é aquele que mete a sua gola alta castanha, o cachimbo no canto da boca e do alto da sua suposta superioridade intelectual manifestada através do queixo levantado, dá a sua sentença. Criticar o que está feito é sempre muito fácil...

Mas em relação ao caso concreto da requalificação do miradouro, sou frequentador assíduo e já à muito que sentia a necessidade desta obra. Pode-se contestar alguns dos pormenores de projeto, mas opinar sobre a não necessidade da mesma é não conhecer minimamente o local. E sim, a criminalidade também se combate com a melhoria do espaço público, atraindo outro tipo de pessoas.

José Batista disse...

Ainda bem que vão substituir a calçada por outro pavimento. A calçada é de dificil limpeza e de grande manutenção.Porque é que toda a cidade tem que estar forrada a calçada?. Só se vê pedras soltas, por toda a cidade.

Anónimo disse...

Ainda bem que vão substituir a calçada por outro pavimento. A calçada é de dificil limpeza e de grande manutenção.Porque é que toda a cidade tem que estar forrada a calçada?. Só se vê pedras soltas, por toda a cidade.
___________________________________

De difícil limpeza e grande manutenção??
Que engraçado, na zona onde moro ao pé do Miradouro de São Pedro está sempre impecável e não tenho observado qualquer tipo de trabalho de manutenção nos ultimos meses

Quanto a sujidade resolve limpado-se ou então se houver uma maior higiene por parte das pessoas (que nem são dali) e vão para aquela zona praticar a sua falta de civismo e higiene
Vai me dizer que o novo piso que querem aplicar não se vai sujar?
Pois,pois....
Deve ter outros interesses, como o material acumulado para "escoar"...