12/12/2012

Por causa de Miguel Relvas, Fernando Seara adiou anúncio de candidatura.




Por causa de Miguel Relvas, Fernando Seara adiou anúncio de candidatura
Ministro diz que fará campanha “de manhã à noite” pelo autarca
Por Luís Claro, publicado em 12 Dez 2012 in (Jornal) i online

PSD não quer ficar colado ao ministro e Marcelo Rebelo de Sousa classificou o apoio de Relvas como “um beijo da morte”

O pré-anúncio feito por Miguel Relvas de que o candidato do PSD a Lisboa será Fernando Seara já teve uma consequência interna: o adiamento da apresentação da candidatura dos sociais-democratas à câmara de capital.

Relvas antecipou-se e não só deu praticamente como certo que Seara seria candidato como se mostrou disponível para fazer campanha de “manhã à noite” ao lado do autarca de Sintra. O voluntarismo do ministro não agradou nem a Seara – que nunca assumiu publicamente que é candidato –, nem aos sociais--democratas que estão a conduzir este processo. A estratégia passa agora por controlar danos e colar o menos possível o lançamento do candidato em Lisboa às declarações de Relvas.

Certo é que Fernando Seara será o candidato do PSD, embora ainda não exista uma data definida para o apresentar. O sentimento de alguns sociais- -democratas ouvidos pelo i sobre a forma como este processo está a ser conduzido foi expresso de viva voz pelo ex-líder do partido Marcelo Rebelo de Sousa. “Qualquer apoio que o ministro Miguel Relvas dê a um candidato é um beijo da morte.”

Marcelo avisou que é preciso ter mais cuidado na forma como se apresentam os candidatos às autárquicas e garantiu que, “se há coisa que um candidato deve pedir, é que um membro do governo muito desgastado não apareça como maior patrono dessa candidatura”. “Isso retira votos”, avisou.

O sentimento de alguns sociais--democratas não é muito diferente. Perante a impopularidade do governo há quem avise que é preciso gerir as autárquicas com todas as cautelas, numa altura em que os portugueses estão descontentes com as pesadas medidas de austeridade e ainda mais vão estar em 2013 – ano de eleições no poder local. “O que parece é que todos querem ficar com o ónus do candidato em Lisboa, mas ninguém quer ficar com o ónus do resultado”, diz ao i um dirigente social--democrata, desagradado com a forma como o processo está a ser conduzido.

Em Lisboa, uma vitória do PSD – que deverá concorrer coligado com os centristas – é considerada muito difícil, já que do outro lado está António Costa. O presidente da Câmara de Lisboa não perdeu a oportunidade para colar o mais que conseguiu a candidatura de Seara ao ministro dos Assuntos Parlamentares. “Ficamos a conhecer a nova ambição do ministro Relvas: controlar a Câmara de Lisboa”, disse o socialista – que ainda não apresentou a sua recandidatura formalmente –, desafiando o ministro a “candidatar-se em vez de querer empurrar alguém que já se queria reformar das lides autárquicas”.

A campanha arrancou em Lisboa e Costa pediu ao adversário que ela “decorra com mais clareza do que aquela com que começou”.

2 comentários:

Marco disse...

O Sr Seara é um incompetente... basta ver os blogues tipo cidadania lx dedicados a Sintra.

Ele mandou cortar arvores historicas, o centro da vila continua um caos cheio de estacionamento ilegal. E os mesmos predios que precisavam de ser renovados no centro da vila, nunca viram um pingo de tinta sequer. Falo por exemplo do antigo hotel Neto. De todos os anos que ele passou a frente da camara de Sintra, a unica coisa que se pode ver é o regresso do electrico.
Esse Sr não fez nada que possa mostrar...

Anónimo disse...

Mesmo. Seara não é de certeza solução.

Então com o apoio de Relvas deve ir longe...