20/01/2016

Morreu o arquitecto Nuno Teotónio Pereira


In Público Online ()

«O arquitecto Nuno Teotónio Pereira morreu nesta quarta-feira aos 93 anos, confirmou ao PÚBLICO fonte da família – completaria 94 anos no próximo dia 30. Com uma carreira de sessenta anos, Teotónio Pereira era uma das mais destacadas personalidades da arquitectura e urbanismo em Portugal.

Os seus traços estão espalhados pelo país: da Igreja de Penamacor (o seu primeiro projecto, construído quando tinha 27 anos), ao Bloco das Águas Livres (com Bartolomeu Costa Cabral), passando pela Habitação Social para Olivais Norte, em co-autoria com Nuno Portas e Pinto de Freitas, e pela Igreja do Sagrado Coração de Jesus, em Lisboa (as duas últimas vencedoras do prémio Valmor).

O arquitecto é ainda autor de vários artigos e comunicações nas áreas de arquitectura, urbanismo, património e território.

Em 1995 recebeu a Grã-Cruz da Ordem da Liberdade, em 2004 foi condecorado com a Grã-Cruz da Ordem do Infante, e em Abril deste ano a Câmara Municipal de Lisboa atribuiu-lhe a Medalha de Mérito Municipal.»

...

Muita pena. Lisboa deve-lhe muito, desde logo o facto de ter sido graças a ele que a Vila Luz Pereira está Em Vias de Classificação desde Setembro do ano passado.

1 comentário:

João Ribeiro disse...

Com todo o respeito ao Sr arquitecto que realmente fez coisas muito boas, verdade seja dita também fez coisas muito más. Na minha perspectiva pelo menos.

Por muito que possam especular e engrandecer de modo erudito a Igreja do Sagrado Coração de Jesus em Lisboa, o edifício aos meus olhos não passa de uma escola secundária urbana vista do exterior e interiormente uma fábrica abandonada. O resto são pseudo intelectualizes. Se alguém se interessar, deixo o link sobre um programa televisivo que fizeram sobre a mesma.

https://www.rtp.pt/programa/tv/p33911/e7

Cumpts,

JR