16/01/2007

O pequeno mercado de arrendamento e as casas que a CML põe a concurso para jovens e com desconto…



Lê-se nas múltiplas páginas de jornal ontem dedicadas ao tema que a Câmara de Lisboa vai colocar a concurso (com imenso atraso, mas mais vale tarde) uns quantos apartamentos para jovens até aos 41 anos. Esses alojamentos encontram-se nos centros históricos e foram reabilitados pela CML.

Quem é que não gosta de uma notícia destas, mesmo que se trate apenas de umas dezenas de casas?

Afinal a CML não está a fazer nada de mais ao colocar no mercado e a concurso rendas daqueles níveis. Nem me parece, pelo que se vê nos jornais, nas páginas de publicidade e mais concretamente no pequeno «mercado» de arrendamento (que praticamente não existe) que a Autarquia da capital esteja a combater a especulação. Pelo contrário. Até me parece que está ou na onda da especulação que por aí anda ou mesmo ligeiramente acima. Mas, pelo menos, acompanha-a. Isso é certo e seguro.

De facto, compulsei umas notas recolhidas por um amigo. E o que vejo? Os T1 da CML a 450 euros e os da publicidade particular mobilados, em Alvalade, a 500. Mobilados, repito. Um T2 da CML a 525 euros e no jornal outro em zona equivalente, com mais uma divisão pequena (T2+1) a 650, no Chiado. E, no mesmo local, até se pode encontrar um T zero por 400.

Os exemplos sucedem-se. Não me parece que a CML esteja nem a combater a especulação nem a fazer baixar os preços nem, muito menos, a fazer um grande desconto...
O que se nota é que os preços da CML estão na onda dos praticados por este (minúsculo) mercadinho de arrendamento que por aí anda…
.

1 comentário:

Anónimo disse...

Depo sde ler isto revoltei-me, aliás já ando revoltada à muito tempo.Pois, procuro um T2 em LX para alugar e nã encontro nada, NADA!!!Sou estudante universitária e preciso mesmo de uma casa.Contudo, nõ o meu problema aresolver-se, porque em vez de alugarem casas os proprietários ficam eternamente, à espera, enquanto as casas desvalorizam, de agém que as compre. Façam face à crise e aluguem-me um T2 equipado e mobilado em lx, até 450 euros emnsais.Por favor.........Foi um desabafo!