09/01/2008

Estoril-Sol. A falácia

O Hotel Estoril Sol foi demolido porque começou a destoar na paisagem e a renovação era demasiado cara.

Agora, como já se sabia, o edifício que vai substituir o hotel Estoril Sol, tem quase o mesmo tamanho do prédio anterior mas uma volumetria e impacto visual bastante superiores.

Para o presidente da câmara de Cascais, é uma gestão de gostos, que de início pode parecer estranho, mas quando ficar pronto as opiniões vão mudar.
O autor do projecto do novo bloco de apartamentos, arquitecto Gonçalo Byrne, admite que não é habitual encontrar edifícios assim em Portugal, mas que ao resto, diz que criticar é um direito de cidadania.

O Estoril Residence será provavelmente o edifício mais caro de Portugal.
As obras ainda nem sequer começaram e o apartamento mais caro já foi vendido, por 3,7 milhões de euros. Os mais baratos, do tipo T1, fica em 900 mil euros, mas o dinheiro não parece ser problema, já que 65% dos apartamentos foram vendidos.

Mais uma vez a história repete-se, como em tantas outras, onde Câmaras Municipais, empreiteiros e outros quer tais, quando se preparam para destruir o nosso património, prometem sempre projectos amigos do ambiente e integrados na paisagem.....

Tanto se falou na defesa da paisagem da Baía de Cascais (inclusive fala-se em substituir o hipermerfcado à entrada de Cascais porque destoa da paisagem) e permite-se a construção deste monstro....

13 comentários:

Anónimo disse...

Pois.....se ele tivesse dito não é habitual encontrar edifícios assim à....beira-mar, se calhar ainda se arrependia. Uma excelente oportunidade de melhorar a Baía de Cascais, que foi por água abaixo (ficando o periscópio de Byrne).
Entre o que lá estava, e este, o último ia direitinho para o lixo.
Gostava de escutar a opinião do sr. arquitecto no que respeita à integração na paisagem. Parece que essa, é para os que vão ficar do lado de dentro do vidro........


JA

Filipe Melo Sousa disse...

A inveja é tão feia. Lá porque o menino não tem dinheiro para comprar um apartamento à beira-mar, não precisa de dizer mal das casas que os outros compram. E com pretextos pouco credíveis como juízos de estética.

aeloy disse...

1- Não gosto da maquete, reconheço o peso da estética pessoal.
2- Sei que este tipo de volumetria tem impactos consideráveisa) no sistema de vistas b) na estrutura energética do local c) no contributo para impactos no solo o subsolo da zona eventualmente(a estudar) significativos
3- Independente da avaliação est´tica, subjectiva, o enquadramento na paisagem, objectivamente, cria uma alteralidade duvidosa
Ouvi ainda agora o Antonio Capucho que respondeu a algumas dúvidas com outras.
Acho que é um erro urbanistico e no quadro do melhor planeamento urbano nesta área e penso que não há "novos significantes" arquitectonicos que o justifiquem.
Não posso deixar de referir que me agrada a abertura central e o alargamento da área verde,mas porquê este peso todo???
António Eloy
PS Claro que isto resulta de contratos de ocupação do solo leoninos...sabe-se lá com que contrapartidas

daniel costa-lourenço disse...

juizos de estética: pretextos pouco credíveis?!

por essas e por outras é que lisboa está como está....

Anónimo disse...

Este cromo do pipinho deve ter algum problema...será que abandonado pelos pais, bateu com a cabeça em algum lado?
Ó pá não vês que não tem haver com inveja?
E se tivesse? Também estava certo pois não existe país na europa dos 15 com maiores diferenças sociais e falta de oportunidades.
Não esqueças de tomar os remédios!

Filipe Melo Sousa disse...

Mal do menino que escreveu este post se dissesse explicitamente "raios parte os tios de cascais que podem comprar e eu não". Existem mecanismos de defesa do ego. Mas cá estarei eu, sempre, para apontar estas desonestidades intelectuais.

Paulo Ferrero disse...

Olá Hugo,
Se não te importas, colocarei o teu post no blogue do Cidadania Cascais, ok?
Abraço

daniel costa-lourenço disse...

SR. Filipe Sousa:

Realmente as suas intervenções são mesmo descabidas. Peço desculpa, mas já não aguentava mais sem dizer qualquer coisa.

Aproveiro para transcrever um comentário de outro post, com o qual concordo. Haja paciência.

"Caro Sr. Filipe Sousa

Ainda não percebi bem a sua atitude.

Ora a estética é uma argumento que não interessa,ora é argumento que se utiliza.

Ora o que é de fora é bom, ora o que é nacional é bom.

Bem, mudar de opinião não é mau. Mau é naõ ter quaisquer critérios e armar-se em Vasco Pulido Valente e disprar em todas as situações.

Mau é disfarçar boçalidade e arrogância com frontalidade.

As suas intervenções têm sido, sempre, sem excepção, poluidoras da saudável intervenção neste BLog e são as suas intervenções que despoletam tudo o que de mau não deveria haver neste blog.

Sabe, ser louco, génio ou arrogante, ser Dali, Vasco Pulindo Valente ou Mourinho não é para quem quer é para quem pode."

Filipe Melo Sousa disse...

OK, decididamente dor de cotovelo.

Anónimo disse...

Como se pode justificar um empreendimento destes? Ainda por cima no local onde foi destruído o Estoril Sol por não ter uma volumetria adequada! Destrói-se um mamarracho para se colocar outro pior!

Como é que é isto possível? Como é que um autarca pode permitir isso?

Cátia R Santos

daniel costa-lourenço disse...

Sr. Filipe Melo Sousa.

Confirma-se a sua extrema falta de educação.

Anónimo disse...

65% dos apartamentos vendidos...será???...ou será que as vendas não estão assim tão bemmmm e a promoção na T.V. vai dar uma ajudinha...A televisão é poderosa...

Anónimo disse...

A semelhança entre o edificio em questão e o Sr. Filipe Melo Sousa é que ambos metem um nojo daqueles...

Não é bem nojo, é aquele "nojinho" ao qual já nos habituámos à muito.
Nada de novo, portanto.