05/12/2008

O ginásio da Lapa

(...)
Li recentemente no Público (27.11.08) que a Secretaria de Estado doTesouro decidira fechar o ginásio, a fim de transferir os terrenos para uma empresa pública, a Estamo, que o irá vender a privados, para ali se construírem, presumo, condomínios de luxo (sei que o Plano Director Municipal classificou a zona como “área de equipamentos e de serviços públicos”, mas tenho a certeza de que alguém, algures, conseguirá ultrapassar o entrave). Entretanto, o Tesouro atribuiu 6,3 milhões de euros ao Instituto de Desporto de Portugal, a fim de que este possa construir equipamentos desportivos no vale do Jamor.

Sucede que as pessoas que frequentam o meu ginásio – latagões a transpirar testoterona e velhas que adoram as aulas de Tai-Shi – não têm hipótese de se deslocarem até Monsanto, muito menos de pagarem a mensalidade exigida pela piscina do Hotel da Lapa. Aliás, o ginásio não serve apenas um fim desportivo. Por muito mal que os balneários cheirem, e cheiram, as velhotas gostam de estar ali, a falar do gato, a dizer mal dos políticos e a queixar-se de doenças. Sei-o, porque há anos que as ouço. Ora, se eu posso optar, as minhas vizinhas não o podem. Numa cidade onde as infra-estruturas desportivas são raras, é um crime fechar-se o ginásio da Lapa.
"O Ginásio da Lapa", Filomena Mónica no Carmo e a Trindade

5 comentários:

Anónimo disse...

Além do ginásio, há lá uma piscina e outras coisas.

Aliás, aquilo chama-se Complexo Desportivo da Lapa.

Há poucos anos, nas manhãs de sábado havia grande frequência de bebés que lá iam (acompanhados) iniciar-se na água, coisa que tanto eles como quem os acompanhava adoravam.

Anónimo disse...

Em vez de se promover a pratica de desporto com instalações de proximidade centraliza-se e as pessoas sentem cada vez mais dificuldades e desistem. está tyudo do avesso. E a CML calada.

Anónimo disse...

Petição precisa-se para protestar contra o encerramento deste poli-desportivo. É extraordinário como os cérebros da CML (estes e outors que por lá passaram) defendem o regresso da população aos bairros históricos e depois retiram as poucas condições para levarem as pessoas a irem viver para esses mesmos bairros. A falta de estacionamentos é outro drama da Lapa. Mas não faltam, no dia a dia, polícias a bloquerarem os carros e a sacarem multas, sem hever qualquer alternativa para os residentes para estacionarem as suas viaturas.

Anónimo disse...

Parece que a CML não está calada. António Costa ter-se-á manifestado contra junto do governo.

Anónimo disse...

Deixar o meu comentário para quê?

cliente do ginásio