10/10/2009

Funcionários da EMEL admitem recorrer à greve

In Jornal de Notícias (10/10/2009)
Ana Rita Justo

«Administração da empresa tem 30 dias para ceder às negociações

Os trabalhadores da EMEL admitiram, ontem, sexta-feira, recorrer à greve caso a Administração não ceda na manutenção do regime de 30 horas semanais de trabalho para operacionais de rua e de 35 para administrativos.

Trinta dias é, por isso, o prazo acordado em plenário pelos trabalhadores para o fim das negociações com a Empresa Municipal de Estacionamento de Lisboa (EMEL) e a Câmara. Findo este, os trabalhadores voltarão a manifestar-se. "A greve está iminente", admitiu Ana Pires, fiscal de rua há dez anos e dirigente do Sindicato do Comércio, Escritórios e Serviços de Portugal (CESP).

Foram cerca de 50 os trabalhadores da EMEL que se reuniram numas instalações da empresa, na Rua Sanches Coelho, em Lisboa, no sentido de decidir que proposta apresentariam para o acordo da empresa. Uma hora depois, dirigiram-se à sede da EMEL, na Avenida de Berna, onde tornaram pública a resolução e a entregaram à Administração da empresa. A resolução será, também, entregue à Autarquia.

Os trabalhadores - face à proposta da empresa de aumentar o horário de trabalho para 40 horas - continuam, assim, a lutar pela manutenção de um regime de jornada contínua de seis horas diárias para os operacionais de rua, num total de 30 horas semanais, e de 35 horas para os administrativos da empresa.

A proposta sustém-se no facto de estes serem os horários "praticados há muitos anos na EMEL e na Câmara Municipal de Lisboa (CML), única accionista da EMEL", lê-se na resolução aprovada.

"Hoje, não há na Câmara nenhum trabalhador que faça mais de 35 horas semanais. Por isso a vossa luta é totalmente justa e legítima", disse Libério Domingues, coordenador da União dos Sindicatos de Lisboa, salientando que a EMEL "é uma empresa importante para a cidade" e como tal "uma boa relação com os seus trabalhadores é essencial".

Ana Pires frisou que a falta de condições de trabalho continua. "O parque de bloqueadores em Sete Rios, agora com o Inverno, fica inundado pelas chuvas e volta e meia a electricidade falha". A operadora reforçou, ainda, a falta de segurança: "Continuamos a ser agredidos física e verbalmente". »

...

Bom, esta EMEL tem sido um caso de polícia, mas também de esquizofrenia, incompetência, trafulhice e, sobretudo, total ausência de motivo para ... existir. Feche-se!

10 comentários:

NA disse...

Sinceramente, este tipo de notícias são um insulto a qualquer cidadão que não beneficie deste tipo de horário preguiçoso.
O país nas lonas e este pessoal nem tem vergonha pelas exigências que faz.
Realidades tão diferentes num país minúsculo como o nosso.

Luis Magalhães disse...

num país onde toda a gente se queixa de leis a mais e fiscalização a menos, não compreendo tanta intolerância com a EMEL. Reforcem a EMEL. Multem sem pena todos os infratores. Tirem os carros mal estacionados e os que não pagam do caminho... Estacionar não é um direito, mas estacionar correctamente é um dever.

Anónimo disse...

ausencia de motivo para existir?

Anónimo disse...

precisamos de mais EMEL, não menos. quanto aos horários, a ser verdade que na CML só trabalham 35 horas e a EMEL faz parte da CML tenho de aceitar que eles têm razão apesar de ter opinião contrária quando comecei a ler a notícia...

Xico205 disse...

Luis Magalhães disse...
num país onde toda a gente se queixa de leis a mais e fiscalização a menos, não compreendo tanta intolerância com a EMEL. Reforcem a EMEL. Multem sem pena todos os infratores. Tirem os carros mal estacionados e os que não pagam do caminho... Estacionar não é um direito, mas estacionar correctamente é um dever.

3:04 PM







As pessoas estão contra é terem que pagar para estacionar. Memso que seja estacionar bem. Se se pagar estacionamento mesmo que esteja mal estacionado a emel não multa. Multa quem não paga, é o unico proposito deles. Mas aí cabe ao cidadão estragar as maquinas para terem estacionamento à borla. Em muitos locais isto acontece em permanencia.

Anónimo disse...

Santa ignorância! Todos os trabalhadores da administração pública, com raras excepções (professores, por exemplo) têm um horário semanal de 35 horas.
Há por aqui uns maduros que continuam a pensar que a culpa´é sempre dos malandros dos trabalhadores...

Anónimo disse...

lol....ainda hoje vi um homen a lixar a cabeça a um funcionario da emel por ter bloqueado o carro dele...até agora parece mau...mas atente-se que o carro estava a pagar...só com o pormenor de estar em cima do passeio!!!lol...outra coisa...reparei que dentro da carrinah da emel..tinham autocolantes do passeio livre colados de maneira bem visivel ... Força EMEL

Jorge Rodriguez disse...

Lixar a cabeça é com berros? Isso é musica para os ouvidos deles. Esperimentem dar-lhes com um martelo!

Anónimo disse...

o Sr, Jorge Rodrigues deve ser o rambo la da sua zona!! ou entao lá de sua casa!! ja foi bloqueado certo??? eheheheh ...temos pena...quer um conselho? Cale-se...

Jorge Rodriguez disse...

Foi o suficiente para fugirem do bairro azul com a carrinha cravada de balas.