04/04/2010

O novo Terreiro do Paço

Recebido por e-mail a 03.04.2010 (Jorge Santos Silva)

Atenção Fórum!

Por José Honorato Ferreira


A CML ou a sociedade que se “apropriou” do Terreiro do Paço aproveitaram a distracção dos Blogs, após o primeiro movimento de repúdio pelo projecto inicial do chamado “restauro”, e, embalados pela visita papal de Maio próximo, avançaram a todo o vapor.

Penso que Forum Cidadania LX deveria retomar, com veemência, a chamada de atenção para o que se está a fazer no Terreiro do Paço.

Os passeios laterais, nascente e poente, deixaram, ao que parece, de ter os tais “riscos” verdes que estavam no projecto inicial. Agora, estão quase concluídos, com uma largueza notável, cobertos com placas de pedra calcária branca lisa. Sempre o excesso de pedra nas praças que têm sido requalificadas. Para quem se lembra da experiência da esplanada naquele local, há poucos anos, recordará certamente o calor que emanava do chão, semelhante ao de um forno.

Não seria preferível e mais estético a tradicional calçada portuguesa, com desenhos adequados?
A placa central, o terreiro propriamente dito, lá está com o desnível acentuado do lado poente, com três ou quatro degraus, somando cerca de 50 cm de altura. Porquê a teimosia deste desequilíbrio, agora, mais de 200 anos depois da construção?

A iluminação continua a não ser perceptível, visto não se notarem preparativos para a instalação eléctrica. Constou, com alguma segurança, que o projecto prevê candeeiros modernos. De facto, no lado poente da placa central estão a ser colocados uns blocos de calcário, de forma trapezoidal irregular, com um espaço entre as duas faces maiores. Serão eles as bases de uns postes de iluminação ultra-modernos e sofisticados, a condizerem com as modernizações que, sorrateiramente, se vão introduzindo?

O muro junto ao rio, com os seus bancos, do lado poente do Cais das Colunas ainda não está instalado, será que também vai ser “modernizado”?

O “rodriguinho” da meia-lua, também com degraus, no lado sul da placa central, resto da “bolacha” que abrangia o Cais das Colunas, traz alguma mais-valia à praça ou é um arrebique semelhante às rotundas e enfeites afins que pululam pelas vilas e aldeias e não só?

A placa central está, nesta fase, a ser coberta de um material que parece betume negro. Como será o acabamento? Será que ainda se prevê a colocação de um “tapete verde”, de cimento ou algo semelhante, a circundar a estátua de D. José?

O IGESPAR continua mudo e quedo, preocupando-se possivelmente com janelas e portas de casas particulares de somenos importância, quando comparadas com uma das mais belas praças da Europa.

Enfim, é o que temos!

Agradeço desde já o esforço que possam fazer, se acharem que vale a pena.

Cumprimentos

José Honorato Ferreira

5 comentários:

Filipe Melo Sousa disse...

Este blog continua preocupado com fait-divers e pormenores de remate. Existem questões de fundo muito mais importantes ora vejamos:

- o que vai ser da reabilitação da zona envolvente do terreiro do paço?
- quando vai ser restaurado o arco e os edifícios?
- quanto custa esta brincadeira?
- o que vai fazer a câmara para escoar o trânsito que não consegue escoar, e para reduzir as filas que vão de santa apolonia ate santos em ambos os sentidos e que obrigam a horas de espera, com direito a buzinões?

Anónimo disse...

Carrega Lesma Morta!

M Isabel G disse...

"Penso que Forum Cidadania LX deveria retomar, com veemência, a chamada de atenção para o que se está a fazer no Terreiro do Paço"

Também acho.

Anónimo disse...

Considerando ser Lisboa uma cidade muito quente no Verão, seria aconselhável a plantação de árvores na Praça do Comércio o que tornaria mais agradável o atravessamento e a permanência naquele local.

Parece não ter sido esta a decisão de quem elaborou o plano de requalificação para aquela Praça.

Esperemos que terminada a corrida contra o tempo que determina que as obras estejam terminadas quando da visita do Papa ou das comemorações do primeiro centenário da implantação da República e após a inauguração oficial, comecem finalmente as obras de adaptação daquela Praça à realidade do local e às necessidades dos lisboetas o que, quanto a nós,implica a plantação de árvores pelo menos nos passeios laterais.

Não será demais relembrar a importãncia fundamental das árvores que através da fotossíntese, da transpiração e da sombra que proporcionam, contribuem para amenizar o clima das cidades.

João Pinto Soares

Anónimo disse...

Pre ... vejo um novo campo de actividades radicais para "skaters" nos famosos degraus ...