17/04/2010

Jardim das Amoreiras – Jardim Marcelino Mesquita
O Jardim das Amoreiras, também conhecido por Jardim Marcelino Mesquita, foi alvo recentemente de trabalhos de melhoramento e de intervenção. Nas zonas verdes foram executados no final do ano passado diversos trabalhos de melhoramento que incluíram a plantação de cerca de 7000 herbáceas e arbustos, bem como a mobilização e ressementeira de cerca de metade das áreas de relvado. Estes trabalhos de plantação e ressementeiras irão ficar concluídos no 1º semestre de 2010. Os pavimentos também foram reparados em algumas áreas de calçada que se encontravam danificadas.

Jardim da Praça da Alegria
Estão em fase de conclusão os trabalhos de remodelação da rede de rega a decorrer no Jardim da Praça da Alegria. Está também prevista ainda a reparação e pintura dos bancos de jardim.

Jose_fontanaJardim Henrique Lopes de Mendonça (Praça José Fontana)
Iniciaram-se as obras no Jardim da Praça José Fontana para revitalização de áreas verdes, pavimento e equipamentos. Após a reparação total dos pavimentos, irá proceder-se ao ajardinamento dos canteiros. Estima-se que o jardim esteja pronto em meados da Primavera. Já decorreram trabalhos de podas e abates, bem como retirada de bancos.

Rua Gonçalves Crespo
Foram terminadas as plantações de árvores em caldeiras na R. Gonçalves Crespo, onde a espécie existente – Populus canadensis - está a ser substituída por outra de características mais adequadas às condicionantes desta artéria. As árvores têm sido substituídas tendo em conta a prioridade devido ao seu estado fitossanitário ou de estabilidade mecânica. Este ano foram plantadas oito Sophora japonica var. piramidalis nesta rua.

Plantações em troço do Corredor Verde
A Câmara Municipal de Lisboa realizou na semana de 8 a 12 de Março uma acção de plantação no troço do corredor verde compreendido entre a Avenida Gulbenkian e o Parque Eduardo VII. Ao todo foram plantadas 29 árvores (7 Pinus pinea, 10 Quercus faginea e 12 Olea europea var. silvestris) e 271 arbustos de variadas espécies que vieram enriquecer o património vegetal desta zona da cidade.

Corte_acaciasLimpeza de infestantes no PFM
A grande acção de controlo de infestantes que tem sido desenvolvida nestes dois últimos anos de 2008 e 2009, abrangeu praticamente toda a área Sul do PFM, com uma área florestada de 322 hectares. Falta intervir em cerca de 50 hectares, para completar a totalidade do PFM Sul.
As espécies eliminadas são fundamentalmente Acacia sp., Pitosporum undulatum e Ailanthus altissima, e as operações são cirúrgicas havendo o cuidado de preservar a regeneração natural, fundamentalmente de espécies autóctones.
Estes trabalhos irão prosseguir, estando previsto intervencionar 26 hectares em 2010 e 25 hectares em 20011 no PFM Sul.

NecessidadesReabilitação da Tapada das Necessidades
Na sequência do protocolo celebrado entre o Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas e a CML, ficou esta última encarregue da gestão e reabilitação da Tapada das Necessidades, jardim histórico e imóvel de interesse público, com grande valor cultural, natural e paisagístico. Assim, inicia-se este mês a primeira fase das obras de conservação e reparação, as consideradas de maior urgência, que incidem essencialmente nos pavimentos e na drenagem pluvial da zona sul, com um prazo de execução de 60 dias. Lamentamos o incómodo que as obras possam causar aos utentes da Tapada, mas estas são indispensáveis para que, o mais breve possível, se possa usufruir mais plenamente deste valioso património
in e.pólen

4 comentários:

Anónimo disse...

mas este blog nao existe só para dizer mal?

Rosa disse...

Porque será que eu não estou muito impressionada?

HOMOSAPIENS disse...

Um dos lugares a precisar urgentemente de obras de melhoramento é sem dúvida o jardim botânico, um jardim que se PAGA e que está em total desleixo e abandono.

Cumpts.

Unknown disse...

Sera que a moda de plantar oliveiras em tudo quanto e' canto veio para ficar??