06/10/2010

Executivo de Lisboa analisa hoje revisão do PDM

In Público (6/10/2010)

«A atribuição de créditos de edificabilidade para quem reabilitar edifícios e a criação de quotas para arrendamento a custos acessíveis são algumas das novidades da proposta de revisão do Plano Director Municipal (PDM) de Lisboa, que vai estar hoje em discussão no executivo.

Numa reunião pública extraordinária que tem como único ponto da ordem de trabalhos a apresentação da proposta de revisão do PDM, a vereação vai analisar as sugestões do novo documento, que pretende ser mais estratégico e menos normativo do que o anterior, reduz o número de classes de espaços e desenha a cidade "à escala do quarteirão".

Esta proposta de PDM é, de acordo com a autarquia, "adaptado à reorganização administrativa da cidade", propondo nove unidades operativas de planeamento e gestão. A proposta contempla a transformação da 2.ª Circular em avenida urbana, uma nova rede de transportes colectivos em sítio próprio com eléctrico rápido, metro de superfície ou trólei, e insiste na criação de uma linha circular de metropolitano e na expansão com as extensões a Benfica, Alcântara e Carnide. Na reabilitação urbana, a meta é atingir em dez anos a reabilitação de 90 por cento dos cerca de 12 mil edifícios da cidade em "mau" ou "muito mau" estado de conservação.»

Sem comentários: