30/11/2010

1º Centenário da "Festa da Bandeira"

A Bandeira Nacional

Um Itinerário em Lisboa no dia do 1º Centenário da “Festa da Bandeira” 1 de Dezembro 14.30

A Bandeira Nacional - que só viria a ser definitivamente aprovada a 19 de Junho de 1911, pela Assembleia Constituinte – foi oficialmente utilizada pela primeira vez no feriado de um de Dezembro de 1910.

Com base na simbologia da Bandeira, pretende-se festejar todo o legado que a Pátria nos deixou e sonhar com aquilo que nós podemos criar e transmitir aos nossos descendentes.

O Itinerário terá início na estação ferroviária do Rossio, no cais onde se encontram os painéis de Lima de Freitas. S. Vicente, S. António, Camões, Padre António Vieira, Garrett, Herculano, Pessoa, Almada Negreiros e Lima de Freitas, ajudar-nos-ão a festejar o que segundo cada um dos participantes for mais digno de festejar e propiciarão um ambiente que, estamos convictos, convida ao sonho. A caminho do Teatro Nacional D. Maria junta-se a nós, à saída de sua casa, no Largo D. João da Câmara, Carlos Queiroz. O Rossio será pretexto para evocarmos o pouco conhecido livro de Saramago “Que Farei com este Livro?” e a obra de Oliveira Martins “A Vida de Nun´Álvares”. Cruzando algumas das ruas da Baixa, Pessoa e alguns dos seus heterónimos vêm ter connosco. No Terreiro do Paço esperam-nos Régio, Gedeão, Torga e Jorge de Sena.Terminamos o nosso passeio no Martinho da Arcada, onde nos espera um pequeno lanche. Visita guiada por José Cymbron (docente no Instituto Superior de Novas Profissões)Organização: Fundação Aristides de Sousa Mendes Ponto de encontro: Estação do Rossio (entrada superior, junto à praça de táxis).
Foto: Bandeira Nacional na Rua de S. Paulo. Sem comentários...

Sem comentários: