23/11/2010

José Luís Ferreira é escolha do júri para director do São Luiz


In Sol Online (22/11/2010)

«José Luís Ferreira, responsável pelas relações internacionais do Teatro Nacional de São João, no Porto, foi a escolha do júri do concurso para director artístico do Teatro São Luiz, em Lisboa.

Segundo a Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural (EGEAC), empresa gestora do Teatro São Luiz, depois de o júri ter tomado a sua decisão e de os concorrentes ao cargo terem sido hoje dela notificados, estes dispõem agora de cinco dias úteis para se pronunciarem, findos os quais o júri - formado por Ana Marin, António Pinto Ribeiro, Pedro Burmester, Emmanuel Demarcy-Mota e Francisco Motta Veiga - avaliará as reclamações que surjam.

Se estas levarem a alterações na decisão tomada, o júri deverá ouvir novamente os candidatos e depois elaborar o relatório final da segunda fase do concurso, em que apresentará «oficialmente e a título definitivo» a direcção artística do Teatro Municipal São Luiz.

A confirmar-se no cargo, José Luís Antunes Fidalgo Ferreira deverá assumir funções em Janeiro de 2011, em substituição de Jorge Salavisa, que no final de Maio aceitou o convite da ministra da Cultura, Gabriela Canavilhas, para presidir ao conselho de administração do OPART (Organismo de Produção Artística - entidade que gere o Teatro Nacional de São Carlos e a Companhia Nacional de Bailado e passará a gerir também os Teatros Nacionais D. Maria II, em Lisboa, e São João, no Porto).

Os restantes candidatos à direcção artística do São Luiz eram a directora artística interina, Aida Tavares, os encenadores André Gago, Jorge Silva Melo, João Garcia Miguel e Carlos Pimenta e os programadores culturais Giacomo Scalisi, Alexandra Maurício e Ana Coelho.
Sol/Lusa»

Sem comentários: