27/05/2011

"Carta" de Göteborg para o vereador Salgado....







portas de origem..



..soalho e "lareira" de origem..


ui, ui....janelas e portas de madeira..




..mobiliário de cozinha de origem..


.. sem garagem..


Göteborg, Fjärde Långgatan 18, 1902.

Talvez algo que em termos de conservação e restauro....o Exmo. vereador possa comparar com o número 25 da Avenida da República?

15 comentários:

Anónimo disse...

A diferença é que quem compraria a casa neste exemplo seria alguém com gosto, com nível cultural superior, e com um estilo de vida urbano. Quem comprará no número 25 da Avenida da República e noutros casos semelhantes, será um ex-suburbano com estilo de vida suburbano, sem gosto ou cultura, e sem noção do que é uma cidade, uma cidade histórica, ou viver (n)uma cidade. Alguém com algum dinheiro mas igual ao típico português medíocre.

Anónimo disse...

O Prédio no outro lado da rua, que se vê perfeitamente da janela (7º foto) também é de "origem"? Porque não foi tirar as fotos nesse? Já não servia de exemplo?

Para além de quererem mandar na arquitectura exterior, agora também querem regulamentar que portas, soalhos, acabamentos, mobiliário, etc, que as pessoas devem ter dentro das suas casas? Era só o que faltava...

Anónimo disse...

De facto torna-se impossível regulamentar o bom senso e o bom gosto.
Por isso cada povo tem o que merece.

Anónimo disse...

... vide a marquise do sr. Silva (e o próprio)!

Anónimo disse...

eu também tenho uma cozinha da ikea... e também é de origem.

enfim, alhos com bugalhos estas comparações...

Filipe Melo Sousa disse...

O autor do post não estará interessado numa saída romântica com a porteira desde 1902 que também "é de origem"?

Anónimo disse...

o quê?! o logradouro impermeabilizado para usofruto dos residentes?! exija-se já severa punição para os corruptos que aprovaram isto e para os arquitectos responsáveis por este enorme atentado!
(ah, só vale para lisboa... ok!)

R Dias disse...

Está bonito, mas o soalho e cozinha só serão de origem em parte.

Vêm-se réguas de transição entre compartimentos na 3ª foto, o que pouco provavelmente acontecerá num soalho, e os armários do lado direito da cozinha são claramente modernos.

Não obstante, ilustra bem o que se pretende do post. Venham mais!

Julio Amorim disse...

Caro R Dias o texto refere-se às fotografias imediatamente acima !

Anónimo disse...

... e o que será aquilo que se vê no chão do Logradouro, ASFALTO - ai meu Deus que impermeabilizaram o pobre do Logradouro, e logo em Gotemburgo onde são todos tão á frente!

Arq. Luís Marques da silva disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Arq. Luís Marques da silva disse...

O que os atrasados destes bárbaros precisavam era de uns anitos com uma vereação da CML, para perderem as peneiras e as manias bafientas das recuperações...

Sardoval disse...

Não iam, em Göteborg não dá para especular á vontadinha. Lá, os instrumentos de planeamento são feitos á medida do cidadão e da cidade e não á medida do interesses financeiro especulativo...

Anónimo disse...

A Suecia tem um povo sofisticado e de bom gosto. Portugal pura e simplesmente nao tem uma classe media-alta ao nivel do Norte da Europa,com capacidade economica e bom gosto para dar o devido valor a um edificio historico bem recuperado. O nosso problema sempre foi a falta de elites urbanas.

R Dias disse...

Júlio, ficou claro. Vou estar mais atento!

Novamente, bom post!

Cps,