27/05/2011

Prédio das discotecas Jamaica, Tokyo e Europa continua em obras e vai perder dois pisos


Os donos do prédio foram notificados para fazer obras em 2004

A intervenção, a cargo da autarquia, não deverá estar concluída antes do final de Junho. Até lá, as três casas do Cais do Sodré vão manter-se fechadas ao público ( por Marisa Soares in Publico )

Ainda não há uma data certa para a reabertura das discotecas Jamaica, Tokyo e Europa, no Cais do Sodré, em Lisboa, encerradas após a derrocada de parte do segundo andar do prédio onde estão alojadas, na Rua Nova do Carvalho. As obras de consolidação do edifício devoluto não devem estar concluídas antes do final de Junho. O prédio, que tinha sete andares, vai ficar com cinco.

O imóvel, cujos pisos superiores estavam em risco de ruína, está a sofrer obras a cargo da Câmara de Lisboa. Segundo Fernando Pereira, gerente da Jamaica, a autarquia está a custear a empreitada através de um fundo municipal de emergência destinado a obras de reabilitação urbana.

A Jamaica está encerrada desde 3 de Maio, dia em que uma parte do segundo andar abateu sobre o primeiro. A Tokyo e a Europa ainda abriram ao público algumas noites, mas foram forçadas a fechar por ordem da autarquia. Após uma vistoria, os técnicos camarários entenderam que o “elevado estado de degradação” do edifício estava a pôr em causa a segurança de pessoas e bens.
A 10 de Maio, o vereador do Urbanismo, Manuel Salgado, decidiu tomar posse administrativa do prédio, perante os “incumprimentos sucessivos” dos proprietários, que já tinham sido notificados para fazer obras.

A intervenção em curso no prédio passa pela demolição das estruturas em risco, nos dois pisos superiores, e pela instalação de uma nova cobertura. Na página do Facebook dedicada à discoteca Tokyo, o gerente diz que tudo estará pronto para que o espaço possa abrir a 20 de Junho, de acordo com as previsões da câmara municipal. Mas o responsável da Jamaica é mais prudente. “As obras são complicadas. Se chover, por exemplo, pode atrasar tudo”, explica.

Enquanto isso, a Tokyo tem estado a funcionar aos fins-de-semana no bar Copenhagen, na Rua de São Paulo, onde se mantêm “o ambiente e a música” habituais da discoteca. Também a Jamaica vai ter, a partir da próxima semana, um espaço alternativo na cidade de Lisboa, onde vão ser realizadas festas que evocam os 40 anos daquele espaço mítico do Cais do Sodré. O seu responsável não quis ontem avançar qual será o local.

4 comentários:

Anónimo disse...

...A intervenção, A CARGO DA AUTARQUIA...?

Que raio tem a autarquia que ir intervir ali, quando mantem o património municipal no estado em que sabemos?!?!

Xico205 disse...

Dá-me exemplos de património municipal em risco ou que a derrocada já tenha acontecido.

Pois, bem me parecia que não havia.

Anónimo disse...

E não se esqueçam de verificar se foram executadas obras posteriores que tenham fragilizado a estrutura do edifício, nomeadamente na ...

Anónimo disse...

A autarquia a intervir no local onde apanham-se tantas bubas. Grande António Costa. A gastar o dinheiro público na reconstrução de discotecas/bares onde se podem apanhar umas valentes bebedeiras e dar umas valentes nas casas-de-banho.