30/05/2011

Rua de São José – do Sonho … ao Pesadelo!


Rua de São José – do Sonho … ao Pesadelo!

Do sonho…

O Grupo de Amigos da Igreja de São José dos Carpinteiros e Casa dos 24 enviou à CML - no âmbito da consulta pública da proposta do novo PDM - algumas sugestões
(http://grupoamigosigrejasjose.blogspot.com/2011/05/novo-plano-director-municipal-pdm-de.html) onde propunha a valorização do percurso histórico e turístico de São Sebastião até às Portas de Santo Antão, promovendo, nomeadamente, a mobilidade pedonal e retirando o trânsito de atravessamento.

… ao Pesadelo!
Na Rua de São José, mesmo em frente à Igreja de São José dos Carpinteiros - Imóvel de Interesse Público -, está a ser construída mais uma enorme entrada de garagem, desta vez para um novo hotel que vai surgir na Avenida, não se sabendo o que ainda está para vir.

Tal como se passa nas outras garagens da zona, para retirar a água das caves as bombas trabalham, quase sempre, de dia e de noite!

Como é isto possível? Quem são os responsáveis? Apesar do gravíssimo problema das águas, as garagens continuam a ser construídas no vale e também a meia-encosta, na Rua do Passadiço.

Com uma enorme riqueza patrimonial e potencial turístico, a Rua de São José continua a ser encarada por todos os que mandam nos destinos da cidade – a CML, o IGESPAR, a Junta, representante do Povo da Freguesia,… - como mera serventia e zona de arrumos da Avenida da Liberdade!


Foto e texto: AAS

1 comentário:

Rui Dias disse...

De facto, como é possível!

Porquanto existam alguns (poucos) exemplos de como foi possível integrar uma saída de garagem, na maior parte dos casos não existe qualquer cuidado na sua integração. Ás vezes cuidado na integração no próprio edifício a que pertencem!

As saídas de garagem são cada vez mais uma praga que mina o espaço público, em particular o espaço pedonal. E aparecem em qualquer rua, desde as mais "refundidas" até às principais avenidas como na Av. da Liberdade.