15/05/2011

NOVA IORQUE: «NO DOGS ALLOWED»

O que se poderá fazer para ajudar a acabar com o grave problema dos jardins lisboetas transformados em WC caninos? Para além de um reforço da fiscalização (nunca vi um Polícia Municipal a multar estes casos flagrantes), porque não segue a CML o exemplo de outras cidades do mundo? Este que aqui divulgamos foi observado em jardins públicos de Nova Iorque: placas afixadas a colunas de iluminação informando que é probido a entrada de cães, «NO DOGS ALLOWED». Se os jardins municipais, como o do Principe Real, Estrela, Campo dos Mártires da Pátria, Fernando Pessa (um dos piores!) etc, tivessem placas semelhantes, isso constituiria um primeiro nível dissuasor, para além de nos ajudar a nós, os munícipes que reclamam.

2 comentários:

Anónimo disse...

na verdade já temos isso mas ainda não funciona. por exemplo no jardim da imprensa à lapa (junto à residência oficial do PM). é claro que um dia isto irá funcionar, mas tal como a proibição de fumar em espaços públicos (que demorou mas chegou) ainda vai levar muitos anos.

eu já envergonhei alguns donos de cães no jardim das francesinhas (basta perguntar-lhes bem alto, para que toda a gente ouça, se vão limpar a porcaria do cão); até agora limparam sempre!

Paulo "GI" disse...

Pois, mas falta dizer que em NY, existem dezenas de alternativas em jardins com espaços próprios para cães (cães grandes e pequenos em espaços separados), com água corrente bancos para os donos estarem sentados, pás e vassouras, etc.
Aqui, como sempre, a solução tem de ser Proibir ou Obrigar.
Dito isto, concordo que os cães a "cagar" e "mijar" na relva que devia ser para nós e para as nossas crianças, é primitivo e nojento.