Exmo. Senhor Vereador José Sá Fernandes
Na sequência do esforço feito pela CML em disciplinar as esplanadas da Baixa, vimos alertar para outra zona urbana de grande importância histórica e turística mas que apresenta, infelizmente, muitas situações que desqualificam gravemente o seu Ambiente Urbano: a Colina do Castelo.
Enviamos em anexo apenas 3 casos que julgamos serem exemplificativos dos problemas de que continua a padecer aquela zona em matéria de ocupação indevida e/ou desqualificada do espaço público, nomeadamente, esplanadas com mobiliário desadequado, excesso de dispostivos de publicidade e ocupação abusiva da via pública.
1- Esplanada de restaurante no Miradouro de Santa Luzia (propriedade da CML): chapéus de sol e mobiliário de 5 marcas diferentes;
2- Lojas na Rua do Chão da Feira, entrada principal do Castelo de S. Jorge (propriedade da CML): ocupação caótica da via pública com dispositivos de venda/publicidade, alguns com carácter de permanência;
3- Rua do Recolhimento, dentro do bairro civil do Castelo de S. Jorge: dispositivos de publicidade ("mega-menús"), chapéus de sol com publicidade e esplanada ocupando a totalidade de uma via pública (Travessa do Recolhimento).
Paulo Ferrero, Bernardo Ferreira de Carvalho e Júlio Amorim
3 comentários:
Porreiro porreiro era termos aquelas esplanadas standard que podemos encontrar em qualquer cidade do mundo. Isso é que é muita baril.
E se vier com uma publicidadezinha à Budweiser ou Calsberg ainda melhor! Dá assim um ar chique e cosmopolita. Que fixe, pa.
Acha mesmo que esta gentinha que dá os alvarás e as licenças têm sentido estético? Eu acho que não.
Passei hoje pela Colina do Castelo e a esplanada das primeiras fotos já não conta com os guarda-sóis multi-marca e a publicidade das cadeiras foi coberta com fita adesiva verde. Parece que a CML anda atenta ao blog...
Enviar um comentário