05/06/2012

Freguesia de S. José acolhe primeiro projecto de hotel social em Lisboa .



A Junta de Freguesia de S. José, em Lisboa, vai recuperar um prédio devoluto para albergar pessoas desalojadas em situações de emergência, como derrocadas ou incêndios, ou mesmo sem-abrigo. Nasce assim o primeiro hotel social da cidade.
"O hotel vai funcionar como uma reserva de emergência para casos sinalizados na freguesia ou para situações de despejo", explica o presidente da Junta de S. José, Vasco Morgado (PSD). "Em vez de alojar as pessoas em pensões pagas pela câmara ou pela junta, temos esta solução", acrescenta.
A solução está no prédio municipal de dois andares situado no número 50 da Rua de S. José, entaipado há cerca de uma década. O edifício - ocupado apenas no rés-do-chão, com uma oficina de restauro de mobílias ­- tem quatro apartamentos que vão ser reabilitados e mobilados por empresas de forma gratuita, ao abrigo da responsabilidade social.
O espaço vai dar resposta durante três meses - ou, no máximo, nove - a famílias da freguesia ou dos arredores que percam as suas casas e precisem de um alojamento provisório. Também poderá acolher pessoas sem-abrigo em noites frias ou mesmo idosos que precisem de assistência. Quem ficar alojado no hotel terá de pagar uma "renda simbólica, de um ou dois euros", diz o autarca. Falta apenas que a Câmara de Lisboa resolva as "burocracias" necessárias para passar o edifício para a junta e depois há que reabilitar o prédio.
Actualmente, só existe um outro projecto semelhante no Porto, da Santa Casa da Misericórdia, que ainda não funciona. Marisa Soares
in Público.

1 comentário:

Xico205 disse...

Que estupidez! Mais uma medida para gastar dinheiro. Mas como a junta se deve estinguir...