19/06/2012

Mega-telas cobrindo fachada do edifíco da antiga Escola Politécnica de Lisboa (EVC-IIP)/É legal? Se não é, quem exige o quê?

Exmos. Senhores
Director do IGESPAR,
Director-Regional de Cultura de Lisboa e Vale do Tejo


Vimos por este meio dar conta a esses Serviços de mais um caso gritante de falta de gosto e respeito pelo património edificado de Lisboa e, julgamos, em claro atropelo à legalidade, uma vez que este telão cobre grande área da fachada de um edifício em vias de classificação como Imóvel de Interesse Público, e em ZEP de vários monumentos.

Trata-se do edifício da antiga Escola Politécnica de Lisboa na Rua da escola Politécnica 56-58, actual Museu Nacional de História Natural e Ciência (MNHNC).

Veio já a público, por iniciativa da Liga dos Amigos do Jardim Botânico, que o projecto destas mega-telas recebeu parecer de não aprovação da DRCLVT / IGESPAR.

No entanto a Reitoria da Universidade de Lisboa defende que está tudo licenciado pela Câmara Municipal de Lisboa e portanto em total legalidade.

Assim, e porque somos da opinião que estas megas-telas representam mais um péssimo exemplo de abuso de um bem cultural da nossa cidade, solicitamos um esclarecimento cabal sobre este assunto.

Na expectativa, subscrevemo-nos com os melhores cumprimentos


António Branco Almeida, Luís Marques da Silva, António Araújo, Fernando Jorge, Júlio Amorim

Sem comentários: