01/12/2012

Nota s/Concurso Público p/Exploração do «Espelho d'Água» (Belém)


Exmo. Sr. Director da Associação de Turismo de Lisboa
Dr. Vítor Costa

CC. CML, AML, DGPC

Na sequência do lançamento de concurso público para efeitos de exploração do edifício «Espelho d'Água», sito em Belém e da autoria dos Arq. António Lino e Cottinelli Telmo aquando da Exposição do Mundo Português, em 1940 (http://tvl.pt/2012/11/08/atl-lanca-concurso-para-dinamizar-edificio-espelho-de-agua/), somos a enviar esta chamada de atenção:

1. Congratulamo-nos pelo interesse da Associação de Turismo de Lisboa em querer dinamizar aquele espaço, que à data da sua construção era referido como «A meio deste espelho está situado um Restaurante e Casa de Chá; dos lados, pavilhões para Cervejaria, Gelados e Café. Teatro, das atracções náuticas, o recinto do Es­pelho de Agua é cheio de beleza e de frescura.»

2. Nas últimas décadas (há que dizê-lo), este edifício tem vindo a transformar-se num "barracão", uma vez que quem o tem explorado ao longo destes anos nunca terá chegado a perceber o imenso potencial que o «Espelho d'Água» tem, enquanto património modernista e localizado onde está.

3. Pelo exposto, manifestamos a nossa preocupação com as evidentes descaracterização e perda de identidade patrimonial que o imóvel tem sofrido; e esperamos que nas regras do concurso estejam devidamente salvaguardados a reabilitação e o restauro deste sobrevivente do nosso Modernismo, evitando-se assim mais adulterações e desperdícios.

Na expectativa, subscrevemo-nos com os melhores cumprimentos

Bernardo Ferreira de Carvalho, Fernando Jorge, Luís Marques da Silva, António Branco Almeida, Virgílio Marques, Júlio Amorim, Bruno Ferreira, Paulo Lopes, João Oliveira Leonardo e Paulo Ferrero

Sem comentários: