Lisboa
Emel declara guerra ao estacionamento em segunda fila
Por Inês Boaventura in Público
Reforço da fiscalização em 20 das principais ruas da cidade. A partir de sexta-feira, todos os veículos serão autuados ou rebocados
A Empresa Pública Municipal de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa (Emel) reforçou a fiscalização do estacionamento em segunda fila num conjunto de 20 artérias do centro da cidade. Por enquanto, a acção da empresa é apenas "pedagógica", mas, a partir de dia 15 de Fevereiro, os veículos em situação irregular serão autuados ou rebocados.
Esta operação da Emel arrancou no início de Fevereiro e abrange as seguintes artérias: Avenida de Berna, Avenida João XXI, Avenida 5 de Outubro, Avenida António Augusto de Aguiar, Avenida Miguel Bombarda, Avenida João Crisóstomo, Avenida Duque d"Ávila, Avenida Marquês de Tomar, Avenida de Roma, Rua Frei Amador Arrais, Rua Luís Augusto Palmeirim, Avenida da Igreja, Avenida Rio de Janeiro, Praça de Londres, Avenida de Paris, Avenida Almirante Reis, Rua Luciano Cordeiro, Rua Rodrigues Sampaio, Rua Alexandre Herculano e Rua Castilho.
Durante uma primeira fase, que se prolonga até à próxima sexta-feira, "as equipas de fiscalização vão informar e sensibilizar todos os condutores". A explicação é de Diogo Homem, do marketing e comunicação da Emel, que acrescenta que aos automobilistas estão a ser entregues panfletos dando conta de quais as artérias onde já ocorreu um reforço da fiscalização. "Estacionar em segunda fila não tem desculpa" é a mensagem que a empresa está a transmitir através desses panfletos e de anúncios na rádio.
Depois de concluída a chamada "fase pedagógica", a Emel garante que "passará a ser mais rigorosa nas autuações e remoções" dos veículos em situação irregular. Isto porque, explica Diogo Homem, "o estacionamento em segunda fila em algumas das mais importantes artérias da cidade é responsável por uma significativa perda de capacidade de escoamento das principais vias urbanas".
Em 2007, quando concorreu pela primeira vez à presidência da Câmara de Lisboa, António Costa tinha prometido que o combate ao estacionamento ilegal seria uma das dez primeiras medidas que concretizaria. Uma operação de "tolerância zero" para com os veículos parados nos passeios e em segunda fila ainda chegou a ser desencadeada pela Polícia Municipal, mas os resultados foram poucos ou nenhuns.
Mais de cinco anos volvidos, é a Emel quem assume a tarefa, por solicitação da autarquia. As 20 artérias abrangidas pelo incremento de fiscalização, todas elas com estacionamento tarifado, foram seleccionadas pelo "impacto negativo" que o estacionamento em segunda fila nesses locais "tem na normal circulação na cidade", explica Diogo Homem.
O porta-voz da Emel acrescenta que o facto de terem sido escolhidas apenas 20 artérias "não significa que não sejam fiscalizados outros arruamentos da cidade". Isso acontecerá, diz, "se tal for necessário e se a Emel verificar que estão a ser criadas dificuldades à circulação pelo estacionamento em segunda fila".
9 comentários:
"Em 2007, quando concorreu pela primeira vez à presidência da Câmara de Lisboa, António Costa tinha prometido que o combate ao estacionamento ilegal seria uma das dez primeiras medidas que concretizaria".
Comentários para quê?
"impacto negativo" é eufemismo. A falta de civismo é a expressão correcta e não vejo o caso mais grave do centro de Lisboa incluido - Rua da Palma, onde se estaciona na faixa mais à esquerda a todas as horas do dia com total impunidade.
Ontem, Sábado 9 de Fevereiro, três poícias municipais passaram nos seus "segway" pela Praça de Londres e o estacionamento ilegal - três sinais de proibição de estacionamento - em frente ao McDonalds e cinema Londres estava como está sempre - e isto posso provar; tenho fotografias a muitas horas diferentes do dia.
Os polícias nem se dignaram olhar. Isto é o fim da picada, a ilegalidade é perpetuada pelas próprias forças policiais!
Sobre este assunto já houve vários posts aqui neste espaço e já escrevi várias vezes à CML e à PSP. Nada aconteceu. Qual é o papel dos referidos negócios na manutenção desta situação? Polícia Judiciária, convém interessar-se pelo caso...
Gostaria de felicitar a Emel pela muito feliz iniciativa, que só peca por tardia, de declarar guerra ao estacionamento em segunda fila. E penso que não poderá apenas passar pelo estacionamento. Colocar os quatro piscas e obstruir uma das vias de uma das mais importantes avenidas da cidade para ir beber um café também não deverá ser tolerado pela Emel. De outra forma, não compreendo como é que a Avenida da Republica, Rua Morais Soares ou Avenida do Brasil, que tem sempre inúmeros automóveis parados nas laterais da avenida, não são abrangidas pela iniciativa. Também na avenida das Forças Armadas, bem junto da sede da emel, param em frente ao numero 28 inúmeros automóveis que obstruem uma via importantíssima da cidade ou mesmo em frente da CML no Campo Grande. Este tipo de situações, sejam estacionados ou parados com as luzes de perigo deverão ser severamente punidas, não se vê isto noutros países civilizados.
E a Morais Soares, essa capital do estacionamento em segunda fila??
Estacionamento em segunda fila.....hummm.
"escoamento" é que é !?
Idosos, crianças e deficientes podem continuar a fazer "segunda fila" na estrada....pois os passeios vão continuar ocupados.
As prioridades desta EMEL são para rir....ou chorar ?
A emel já se mete com carros que não estão nos lugares a eles concessionados?!!!
O que se segue? Multas a carros estacionados em garagens de prédios!!!!
finalmente.
resta ver se vao tambem multar quem foi so "5 minutos à farmacia que nao chateia ninguem"
ou como vao fazer para multar os lojistas que estacionam em 2 fila e ficam o dia todo a ver se passa alguem da emel para ir la deslocarem o carro..
a Almirante Reis então é campea, a fila da direita é puro estacionamento, muitos dos carros dos lojistas ficam o dia todo com 4 piscas
a referida operação de tolerância zero aconteceu uma vez, na semana anterior às eleições em que António Costa foi re-eleito.
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