31/03/2014
LISBOA MEDIEVAL: Praça da Figueira
Elogio da Arquitectura «Autista»: Travessa da Fábrica dos Pentes
30/03/2014
29/03/2014
28/03/2014
Mais um no martirizado Bairro Andrade:
Chegado via Facebook:
«E esta já sabiam? Rua Andrade. Vende-se. Projecto de ampliação aprovado.
Cláudio Dias»
...
Ou seja, isso do «Eixo Prioritário da Almirante Reis», «PISAL», «S.O.S. Azulejo», espremido, é muito pouco, é válido mas não chega a incomodar o «mercado».
Mais uma loja de bairro que fecha: Agência de Viagens TAGUS na Praça de Londres
27/03/2014
LISBOA MEDIEVAL: esgoto a céu aberto no centro de Lisboa!
Palácios de Lisboa - 5 - Palácio Marim-Olhão/ Correio-Velho, Lisboa, 20 de Março de 2013
Aspecto actual do pátio. Serve hoje como parque de estacionamento dos carros dos funcionários da leiloeira "Palácio do Correio Velho". Ao fundo vê-se a escadaria nobre de mármore com vários lances. |
Fachada que dá para a Rua do Século. O reboco já nada protege o que também ninguém tem interesse em proteger |
Outro aspecto do mesmo pano de fachada. As janelas fechadas são uma excepção. |
26/03/2014
Era uma vez um Palácio na Rua de O Século
25/03/2014
Assembleia Municipal recusa fecho de hospitais na Colina de Santana sem alternativa
O presidente da Câmara de Lisboa defende, tal como se diz na proposta aprovada pela Assembleia Municipal, que nenhuma unidade hospitalar da Colina de Santana deve fechar até à inauguração do novo equipamento anunciado para a zona oriental da cidade. “Não podemos voltar a ter no centro situações em que o Estado abandona terrenos, sem destino, sem uso previsto, a aguardar sabe-se lá o quê. O que aconteceu em Arroios não pode acontecer na Colina de Santana”, frisou António Costa. O autarca socialista acrescentou que o Hospital de Todos os Santos representa “uma oportunidade de criar uma nova centralidade e, de uma vez por todas, unificarmos Marvila ao centro da cidade”.
Carta aberta: o Arquivo Histórico Ultramarino, a democracia e o conhecimento
in Público, 21 Março 2014
Residência de estudantes no Intendente
Estaleiros de obras nos passeios de Lisboa vão deixar de ser a regra e passar a ser a excepção
24/03/2014
23/03/2014
Reporte de avaria de rampa elétrica de viatura afeta ao serviço regular da Carris
«1. À CARRIS:
Apresento a minha 17.ª reclamação deste ano (ver pdf anexo), relativa à avaria da rampa elétrica de acesso para cadeiras de rodas da viatura 1776, afeta à carreira 794 – “Terreiro do Paço – Gare do Oriente”, facto ocorrido cerca das 20h50 de hoje, dia 21, na paragem situada no Campo das Cebolas/Rua dos Arameiros. Como habitualmente, era por demais evidente, no funcionamento deficiente da rampa elétrica, a falta de manutenção da mesma, pelo que não encaixou, não me permitindo entrar no interior.
2. À CML E À CARRIS:
Para cúmulo do sucedido, hoje foi um dia de pluviosidade intensa. Não havendo qualquer abrigo para os passageiros das carreiras 711 e 794 no Campo das Cebolas / Rua dos Arameiros, apesar das minhas insistências.
Assim, nem a CML solicita à concessionária de colocação de abrigos que seja colocado um naquele local, nem a Carris altera a localização daquela paragem terminal para outro local onde já haja abrigos instalados.
Entretanto, dezenas de Munícipes por dia, dezenas de Clientes da CARRIS por dia terão de aguardar o transporte público nas condições atmosféricas que lhes estiverem reservadas, sem qualquer forma de proteção.
Enquanto o novo interface daquela zona não se tornar uma realidade, hão de passar mais um (?), dois (?), cinco (?) períodos invernosos, durante os quais - volto a frisar – Munícipes de Lisboa e Clientes da CARRIS, em número certamente não despiciendo, terão de aguardar o seu transporte público, sujeitos às condições atmosféricas mais ou menos adversas.
Entrementes, as duas instituições permanecerão, certamente, convictas do mais excelente e inegualável serviço público prestado.
Boa noite e obrigado!
Cumprimentos,
João Miguel Simões»
22/03/2014
Há ou não hotéis a mais projectados para a Baixa Pombalina?
Por Inês Boaventura, Público de 22 Março 2014
"Não podemos manter tudo em formol", diz vereador da Reabilitação Urbana de Lisboa
Por Inês Boaventura, Público de 22 Março 2014
O vereador destaca o trabalho já feito ou em curso em zonas de Lisboa como Avenida da Liberdade, Mouraria, Bica, Ajuda, bairros Padre Cruz e da Boavista, Marvila, Alfama e Castelo. “Mas tudo isto sabe a pouco porque a necessidade de reabilitação estende-se a toda a cidade”, reconhece Manuel Salgado.
21/03/2014
Campanha publicitária agressiva da marca Continente por ocasião da abertura de uma loja na Rua João Saraiva, Bairro de Alvalade
20/03/2014
Candeeiros de Lisboa: R. Capitão Renato Baptista
O que têm em comum o MUDE e as instalações da Autoridade Tributária na Rua do Comércio?
Por Inês Boaventura, Público de 20 Março 2014
Foto de João Cordeiro