08/01/2008

Desculpas para não usar a bicicleta

A RTP transmitia hoje de manhã uma reportagem sobre a utilização de segways em Lisboa, na qual um senhor de meia-idade que faz diariamente um percurso de alguns quilómetros entre as avenidas Novas e a Praça de Londres dizia ao subir a avenida João XXI que não poderia fazer aquele percurso de bicicleta porque seria complicado subir aquele troço.
Isto é um excelente exemplo daquilo que eu me queria referir aqui, onde escrevi que muita gente não tem nem quer ter a plasticidade mental para perceber que não há nenhuma ordem divina que obrigue as bicicletas a circularem pelo caminho mais complicado (aliás por poderem cruzar passeios como peões, têm uma flexibilidade maior que qualquer outro transporte). É que a duzentos metros tanto a Norte com a Sul há alternativas paralelas praticamente planas (avenida Sacadura Cabral a Norte e avenida Elias Garcia + Bairro do Arco do Cego a Sul), e ele de certeza que conhecerá esses percursos.
Eu percebo que o senhor se queira auto-convencer (e provavelmente à mulher) que não tinha alternativas, mas ao menos que fosse honesto e admitisse que usa o segway "porque é giro".
Adaptado do Menos um Carro

7 comentários:

Filipe Melo Sousa disse...

Andar de bicicleta em Lisboa é suicídio. Quer meter-se no meio do trânsito, a atrapalhar toda a gente, a arriscar-se ser atropelado, ou a ter de parar de 5 em 5 metros nos passeios por causa dos peões, e correr o risco de os atropelar também.

Ridículo

Anónimo disse...

Andar de bicicleta é uma prática comum em muitos países da Europa.
E.....como o Miguel Carvalho refere, as alternativas existem sempre. Nas subidas mais íngremes, baixa-se da bicicleta, e leva-se por a mão. Mas calma......falta pouco para a gasolina chegar aos 2,5 Euros/litro, depois vai haver mais espaço, criatividade....e vontade de encontrar alternativas à tonelada e meia, para transportar oitenta quilos.

JA

Anónimo disse...

Caro Filipe,

Se tiver menos de 35 anos garanto-lhe que o risco (número de mortos por quilometro percorrido) de andar de carro é mais elevado que andar de bicicleta. Infelizmente não existem estatísticas em Portugal para lhe poder provar estes dados. Mas existem no resto da Europa onde andar de bicicleta poderá ser mais seguro, mas morrer em Portugal em desastres de viação em faixas etárias mais jovens é bem mais alta que no resto da Europa.

Mas compreendo a sua apreensão. É um erro frequente para quem não anda de bicicleta em Lisboa pensar que é muito perigoso. É de facto infelizmente perigoso, mas não tanto como possa imaginar.

Outro mito que parece acreditar no seu comentário - andar no passeio é mais seguro. Não é. Na maior parte das circunstâncias para além de ser ilegal, pouco cívico, está a circular de bicicleta em situações de alto risco.

Não entendo porque é que não conclui que são os quase meio milhão de automóveis na cidade que atrapalham o uso da bicicleta. Seria a conclusão mais racional a que chegaram a maior parte das cidades europeias.

Se assim fosse teríamos uma cidade numa situação, errr, menos ridícula.

Mário

Jorge disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

Apesar de tarde, lá chegaremos.

É tão rídiculo quanto inevitável.

Tárique disse...

Depreendo então que o Filipe ache que andar de carro em Lisboa é homicídio.

Filipe Melo Sousa disse...

óptimo poder dedutivo ;)

os peões são atropelados por carros
eu tenho um carro
logo sou homicida