17/09/2008

Câmara vai pedir suspensão do PDM para avançar com Fundação Champalimaud

A Câmara Municipal de Lisboa vai pedir a suspensão do Plano Director Municipal (PDM) para poder avançar com o projecto da Fundação Champalimaud em Pedrouços, revelou hoje a vereadora Helena Roseta.

"O artigo 23 do PDM que diz que os edifícios na frente ribeirinha não podem ter mais do que 50 metros de extensão impedia a concretização do projecto. De qualquer forma, como ele próprio cria um novo sistema de vistas o Executivo autárquico decidiu pedir ao Governo a suspensão do plano", afirmou Helena Roseta.

(...)

"A proposta de levar o projecto a debate público foi bem acolhida", disse Helena Roseta, acrescentando que isso não deverá atrasar a conclusão da obra prevista para 2010.

Helena Roseta revelou ainda que distribuiu pelos vereadores um Estudo da Empresa Pública de Urbanização de Lisboa (EPUL), ao qual teve acesso esta semana, sobre os edifícios devolutos e mostrou alguma perplexidade por esse trabalho concluído há quase um ano e não ter sido divulgado.

(...)

"Este (prédios devolutos) é um problema gravíssimo da cidade de Lisboa e o trabalho tem aspectos bastante importantes sobretudo para o programa local de habitação" pelo qual Helena Roseta está responsável.

A vereadora explicou ainda que deverá apresentar um primeiro esboço do programa Local de Habitação no final de Setembro e que uma das ideias é criar uma bolsa para recolher todos os estudos, análises e testes feitas nas universidades sobre esta questão.

noticia completa em rtp.pt


5 comentários:

Anónimo disse...

nao entendi...vao ou não construir o edificio da fundação?!

Anónimo disse...

vão, quer o debate público diga não ou sim. à margem deste importantíssimo tema para os alfacinhas, aviso que estou pensando em criar uma fundação dedicada à luta contra a parvoíce. como não sou parva, não vou pô-la no meu quintal ali ao lado do guincho, onde desde à pouco tempo estão em marcha vários investimentos naquela zona verde, abandonada, transformando-a em riquíssimo valor acrescentado para a zona: hotéis de grandes dimensões, campos de golfe, moradias e healt clubes, tudo em parque natural para não haver contaminações. não, vou pô-la naquela terreiro imundo de barracões e outras calamidades, entre o beato e o poço do bispo.

Anónimo disse...

embora sendo para fins mais ou menos beneficos não vai deixr de ser mais uma contrução junto ao rio. Hoteis, agencias, fundações, adeus rio tejo.

Anónimo disse...

"estou pensando em criar uma fundação dedicada à luta contra a parvoíce" Cara anónima esse é o tipo de fundação que faz falta neste país, se há coisa que por cá grassa é parvoíce!

Anónimo disse...

De situação excepcional em situação excepcional,
assim se faz Portugal!
Vou pôr mais uma bandeirinha na janela...