24/09/2008

Jardim de borboletas fecha por falta de financiamento

In Público (24/9/2008)
Nicolau Ferreira

«O Lagartagis, o zoo de borboletas mediterrânicas que funciona no Jardim Botânico de Lisboa, está fechado ao público. A falta de dinheiro obrigou a responsável a fechar o jardim, mantendo só as visitas educativas a crianças.
"Apesar do nosso esforço para levar este projecto para a frente, vimo-nos obrigados a tomar esta decisão, por dificuldades financeiras", escreveu Patrícia Garcia Pereira num comentário no Borboletas na Web, o site onde podem ser vistos vídeos em directo das borboletas do Lagartagis.
O jardim "precisa pelo menos de três biólogos e um jardineiro a tempo inteiro, por isso é que não temos condições", disse a bióloga ao PÚBLICO. Actualmente, para além da Patrícia Garcia Pereira, só Ana Sofia Leitão, outra bióloga, é que está a trabalhar no jardim.
"Em 2007 tivemos um mecenas, que deixou de nos apoiar", explica a bióloga. Hoje só têm o dinheiro que fazem com as visitas ao Lagartagis, que é insuficiente para manter alguém a tempo inteiro.
"A investigação acabou. A prioridade é manter o Lagartagis, que é a coisa mais importante que fizemos", explicou a bióloga, que também é directora do Tagis, o Centro de Conservação das Borboletas de Portugal. O projecto no Jardim Botânico de Lisboa teve origem na exposição Borboletas Através dos Tempos que esteve patente no Museu de História Natural.
"Precisamos da ajuda. (...) Trabalho voluntário, envio de lagartas, angariação de sócios, sugestões para obter apoios financeiros", lê-se no mesmo comentário. As responsáveis têm procurado arranjar financiamento de origem privada e estatal, mas até agora não conseguiram nada.
"A nossa maior revolta é que, se tivéssemos as condições de trabalho certas, a receita do Lagartagis seria suficiente", diz Patrícia Garcia Pereira, acrescentando que não vão "de maneira nenhuma abandonar o projecto".
Quem visita o Lagartagis pode ver borboletas de várias espécies, que na maioria são nacionais. O jardim proporciona visitas guiadas a crianças e workshops que ensinam, por exemplo, como fazer um jardim mediterrânico.
O espaço lisboeta no Jardim Botânico já recebeu 60 mil visitantes. Por trás havia uma estrutura de investigação em borboletas com alunos de mestrado. »

Bolas, não entendem que o que interessa é o Novo Museu dos Coches?

3 comentários:

Rafael Santos disse...

Porque não apoia a CML esta iniciativa? Já que apoiam e incentivam o transporte gratuito para quem quer borgas... Mais uma a juntar-se a tantas outras.

Anónimo disse...

Tive a oportunidade de visitar este espaço há meses, e, apesar de pequeno, era mais uma razão para passar pelo Jardim Botânico, especialmente com crianças curiosas.

Anónimo disse...

Tive a oportunidade de visitar este espaço há meses, e, apesar de pequeno, era mais uma razão para passar pelo Jardim Botânico, especialmente com crianças curiosas.