14/09/2008

GREEN BANGKOK BIKE: circular a duas rodas numa metrópole asiática




Green Bangkok Bike. Apesar do caos urbanístico desta mega cidade com mais de 10 milhões de habitantes, Bangkok conseguiu implementar, antes de Lisboa (a nossa mini Lisboa com menos de 500 mil habitantes!), um sistema de bicicletas de uso partilhado!

Totalmente gratuito, o "Green Bangkok Bike" foi inaugurado no ínicio de Agosto deste ano e funciona, numa primeira fase, apenas no centro histórico da capital, na ilha Rattanakosin. Foram criados cerca de 8 km de corredores para bicicletas - um dos corredores tem início precisamente na entrada do Bangkok City Hall.

O projecto é apadrinhado pelo governador de Bangkok, Apirak Kosayodhin, e faz parte de um pacote de medidas que tem como objectivo reduzir a gravíssima poluição do ar que afecta a capital tailandesa. Embora a iniciativa seja de louvar, particularmente se considerarmos o hostil contexto urbano de Bangkok, no entender de alguns analistas o problema do excesso de veículos de transpote individual que sufoca a capital precisa é de forte investimento na expansão do metro de superfície e subterrâneo, actualmente ainda de dimensões minúsculas se considerarmos a gigantesca área metropolitana que é suposto servir.

Mas o governador de Bangkok responde aos críticos afirmando que o "Green Bangkok Bike" promove o desenvolvimento de uma "green mentality" nos cidadãos da capital.
A avaliar pelos postos das bicicletas muitas vezes vazios, o projecto está a conseguir cumprir os seus objectivos "verdes". Apenas o tempo dirá se os cidadãos de Bangkok vão mudar os seus hábitos.

Veremos quando terá Lisboa o seu sistema de bicicletas de uso partilhado a funcionar. Desde Julho deste ano que está a ser (finalmente!) estudada a sua implementação. Segundo os dados da CML, serão cerca de 2500 bicicletas distribuídas por 250 postos.

Até lá, só nos resta ver como as outras capitais do mundo já circulam à nossa frente...

2 comentários:

Carlos Medina Ribeiro disse...

A maioria dos problemas de trânsito em Portugal (e não só nas cidades) são fáceis de resolver.

O motivo pelo qual isso não sucede resume-se a duas palavras: NÃO QUEREM

Anónimo disse...

Braga e Aveiro também têm bicicletas de utilização pública.

Como ex-aluno da UMinho (e alguem que não está de forma alguma relacionada com esta iniciativa) sugiria que fossem feitos os contactos por quem está verdadeiramente interessado neste tipo de iniciativas dirigidos á BUTE, que apesar de dizer que é "estudantil" está aberta a outros protocolos, nomeadamente com instituições e empresas.

Necessário é que os interessados se manifestem.