27/03/2012

"LES SOUVENIRS DE PARIS". Dois Postais ilustrando a iluminação da “Cour Napoleon du Louvre”




… e dedicados aos responsáveis pela nova iluminação da Praça do Comércio … também relembrando-lhes … agora parafraseando e actualizando … as palavras de “L’Empereur" … aplicadas a estes ilustres representantes da ‘Partidocracia’…” Portugais, la Patrie et des Siécles de Histoire vous regardent"...
De Paris … Saudações de António Sérgio Rosa de Carvalho

23 comentários:

Anónimo disse...

Entre tantas coisas inexplicáveis em Lisboa, a nova iluminação da Praça do Comércio é a mais inexplicável dos últimos 20 anos.
Alguém devia exigir um comentário, um esclarecimento, um pedido de desculpa, qualquer coisa à Câmara sobre o assunto. Em público, na televisão, nos jornais.

Anónimo disse...

A fita-cola que segura a caixa do primeiro candeeiro na segunda foto é realmente muito chique.

Arq. Luís Marques da silva disse...

Os responsáveis pela nova iluminação da Praça do Comércio só vêm o que lhes interessa e para que essa frase lhes fizesse qualquer tipo de efeito ou descarga nas suas consciências, em primeiro lugar, precisavam de possuir essa capacidade de ter consciência, em segundo lugar, necessitavam de ter a noção da barbaridade e atrocidade que cometeram contra o património:
E não têm nenhuma das duas!

Filipe Melo Sousa disse...

Eu aposto que no espírito parolo deste blog, vai-se propor imitar a pirâmide do Louvre, e colocar algo idêntico para se tapar a vista sobre a fachada e o arco. Afinal, se algo vem do estrangeiro é porque é bom, não é verdade?

Xico disse...

intencionalmente as fotos não mostram a piramide, não vá alguém argumentar que se os franceses podem ter a piramide ali então também podemos ter os candeeiros que temos acolá...

Raul Nobre disse...

Arq.Luís Marques da Silva, o senhor que está mais por dentro destes assuntos, dê uma sugestão sobre como se poderá proceder. Não posso acreditar que seja irremediável aquilo que fizeram no Terreiro do Paço.

Paulo Nunes disse...

Olá Filipe Melo

Devemos então concluir que aprovas o que vai acontecendo no Terreiro do paço?

Anónimo disse...

O Felipe está sempre aqui não percebo o porque de vir a este blog, por favor vá embora, por favor, eu peço-lhe

Filipe Melo Sousa disse...

devo entender que a caixa de comentários só serve para se dizer que concorda?

Arq. Luís Marques da silva disse...

Os candeeiros que lá estavam, não eram imitações; eram os originais. Os que lá estão agora, é que são imitações dos usados no paredão da Costa de Caparica.
Sr Raúl Nobre, penso que deveriam ser tomadas providências no sentido de não se perder o rasto deles; mais cedo ou mais tarde teremos que mandar os periscópios lá para os lados da Expo, onde parece ficarem a matar e recolocar os velhinhos originais no local.

Anónimo disse...

Ah, o estrangeiro, onde tudo é melhor.
Caro Sr. Rosa de Carvalho, voltar para quê ??
Fique aí, ficamos todos melhor

Anónimo disse...

É urgente protestar para serem retirados esse candeeiros pavorosos do Terreiro do Paço, uma obra prima da arquitectura e urbanismo mundial.

Se eu tivesse mais tempo, lançava um abaixo assinado, até junto dos turistas que nos visitam.

Raul Nobre disse...

Sr. Filipe Melo Sousa, peço-lhe que não se vá embora deste blogue. Os seus comentários são verdadeiras "preciosidades". Quando não aparece a sua foto com o respectivo comentário, é uma decepção. Acredite que não estou a brincar. Lendo a sua opinião e fazendo o contrário daquilo que diz, estaremos sempre dentro da razão. O sr. é o nosso polichinelo.

Paulo Nunes disse...

Isso Isso Filipe Melo, o nosso contraditório! Força nisso, camarada!

Carlos disse...

Não vi ninguém aqui dizer que a pirâmide do Louvre está bem, ou mal, ou o que quer que fosse dela, de maneira que o argumento de que a pirâmide é boa por isso toca de pôr uma no Terreiro do Paço fica um bocadinho para o esquisito.

E eu por acaso não desgostando da pirâmide em si, acho que está completamente desenquadrada da área envolvente e tivesse a decisão sido minha não haveria lá pirâmide nenhuma.

Carlos disse...

E quanto à charmosa fita cola, prefiro 1000 vezes que se faça uma reparação de emergência com fita cola para segurar a tampa do que deixar os fios elétricos expostos durante meses, como acontece por cá. Além disso impede que a água da chuva lá entre, o que provavelmente é boa ideia em se tratando duma instalação elétrica.

Anónimo disse...

Caro Carlos, "reparação de emergência"? Como é que sabe? A fita cola pode estar lá para museu...

Raul Nobre disse...

É cá tamém axo que xim como dizi o xinhor Alípio (ó Filipio), tudo o qui é do istrangeiro é qué bom, é xim xinhor. Nós xomos todos muito parolos xim xinhor, más o xinhor bai enxinar a genti, porqui o xinhor xabe, o xinhor é um xábio. Cá na aldêa nós todos, os parolos, bamos aprenderi muta cosa cu xinhor , xim xinhor é cada xentenxa qui pareci milagri. Ameni.

Carlos disse...

Bem, reparação definitiva não é porque há passei por lá há umas 3 semanas e não estava lá fita cola nenhuma. A foto ou é anterior e já tinham feito a reparação definitiva , o que não me surpreenderia tendo em conta a quantidade enorme de pequenas reparações que vi serem feitas pela cidade toda, ou é mais recente, e lá volto à quantidade enorme de pequenas reparações que vi pela cidade toda: é só uma questão de tempo até irem lá fazerem uma reparação definitiva.

Falando em pequenas reparações, parece-me que esse é um problema de Lisboa (e do resto do país): a aversão a obras pequenas, simples e rápidas de manutenção. Cá não se repara um candeeiro, troca-se o candeeiro todo ou até mesmo todos da rua, não se pinta uma passadeira, fazem-se intervenções em se pintam a correr todas duma vez numa rua, não se repara uma fenda no asfalto, asfalta-se a rua toda por cima do que já lá está, e assim sucessivamente.

E depois vemos os presidentes da câmara a dizer que não há dinheiro...

Raul Nobre disse...

Mas afinal fala-se de fita-cola, da pirâmide do Louvre ou dos candeeiros?
Fala-se da "iluminação" do Terreiro do Paço ou entramos na conversa dos tais parolos?

Maxwell disse...

E, em Paris não é só numa ou outra praça que tem esse tipo de iluminação. Palmeei as zonas 1 e 2 e não encontrei NENHUM candeeiro dissonante: todos têm essas caracteristicas historicas, seja nos bairros mais 'sociais' como o muçulmano ou nas zonas chique como a do Panteão.
Dá gosto andar nas ruas de Paris.

Anónimo disse...

berdadeiramente, os franceses são umas vestas, em bez de porem candeeiros modernos á maneira deixam estar aquelas porcarias velhas.

vem fizeram os nossos, quá quilo está lindo. eu até punha uma luz de cada côr, isso é que era, caramba, para dar aninmação á praça. e mais roulotes de bifanas e cARRINHOS DE CHOQUE Á NOITE!

Anónimo disse...

Niguém tem compaixão pela Visabeira, essa empresa de Viseu que tanto quer o bem de Lisboa. Arranjam eles uns candeeiros modernos, fashion, como os há no Dubai e ninguém reconhece o seu esforço meritório.