16/03/2012

Autocarros da Carris apedrejados em Lisboa



Por Inês Boaventura in Público


Nove autocarros da Carris foram atingidos na quarta-feira por pedras e outros objectos, "disparados por desconhecidos", na Rua Tito de Morais, na Alta de Lisboa. A empresa acredita que na origem deste incidente, que só provocou danos materiais, poderão estar as recentes alterações nas carreiras que servem esta zona da capital.
Segundo o secretário-geral da Carris, Luís Vale, a maior parte dos incidentes ocorreu entre as 18h50 e as 20h, tendo a transportadora interrompido a circulação de autocarros naquela área entre as 20h e as 20h30. A PSP foi chamada ao local, mas isso não impediu que às 23h15 tenham sido novamente atirados objectos contra os veículos. Apesar de salientar que esta é uma área com "um histórico deste tipo de incidentes", a empresa admite que as ocorrências verificadas na quarta-feira "possam estar relacionadas com as mais recentes alterações de serviço".
Essas modificações entraram em vigor a 3 de Março e têm gerado protestos por parte de um grupo de moradores da Alta de Lisboa. Esse grupo, intitulado Os Cidadãos da Alta de Lisboa em Luta, promoveu às 18h30 de quarta-feira, na mesma rua onde os autocarros foram atingidos, "uma concentração de protesto" contra os novos percursos das carreiras 108 e 701 e a supressão da carreira 777. Apesar da coincidência, o porta-voz desse movimento recusou qualquer ligação: "Não presenciámos rigorosamente nada e nem sequer identificámos um ambiente propício a isso", diz André Escoval. "Acho que foi um acto isolado fruto de desespero", acrescenta. Este movimento reivindica a reposição das carreiras tal como estavam antes das alterações. O secretário-geral da Carris diz que a situação está a ser monitorizada e que, antes dos incidentes, os moradores já tinham sido informados que iriam ser corrigidas "algumas deficiências já detectadas".

1 comentário:

Car disse...

Gostaria de chamar a atenção para o crescente fenómeno da indignação relacionado com a passagem de multas nos transportes por título inválido. Que critérios são utilizados? Pode o utente recorrer? De que lhe serve o recurso e como se procede?

Dava matéria para muitas abordagens.