12/03/2012
Iminente o abate dos candeeiros da Praça do Comércio?
Etiquetas:
atentado ao património,
candeeiros,
Praça do Comércio
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Um blogue do Movimento Fórum Cidadania Lisboa, que se destina a aplaudir, apupar, acusar, propor e dissertar sobre tudo quanto se passe de bom e de mau na nossa capital, tendo como única preocupação uma Lisboa pelos lisboetas e para os lisboetas. Prometemos não gastar um cêntimo do erário público em campanhas, nem dizer mal por dizer. Lisboa tem mais uma voz. Junte-se a nós!
5 comentários:
Já em 29 de Janeiro de 2012 tinha surgido esta observação sobre esta mutilação do Terreiro do Paço. Então coloquei este comentário, que reproduzo para avivar a memória. " Este abate de candeeiros antigos é uma autêntica obcecação da CML. Depois de estar a ser feito em várias zonas da cidade, atingiu o auge nesta opção por colocar uns "canudos" com umas lâmpadas, muito modernos, numa praça do século XVIII, a mais imponente de Lisboa e uma das mais belas da Europa. Tínhamos de ser inovadores... na asneira infelizmente. Em qualquer cidade antiga europeia dá gosto ver os candeeiros antigos restaurados, com novas luminárias adaptadas, naturalmente. Até nas cidades dos EUA se vê frequentemente cópias de candeeiros deste tipo nas zonas mais nobres e ou monumentais. Porque será que destruimos o que é bom e autêntico, descaracterizando um conjunto que desejamos promover a Património da Humanidade?"
José Honorato Ferreira
Como pessoa e arquitecta, acho ridículo que tirem os candeeiros antigos e coloquem esses estilo-simplex (que em nada tem de semelhante com o local) ...aliás, é o inverso, ficam "bem" em todo o lado porque parecem não estar lá.
Ora bem, alguém ganhou na encomenda de candeeiros. Porque não restaurar os de sempre? que mania de fazer arquitectura má e aos poucos caramba... isto merecia um artigo no i.
Só dá para pensarmos na coisa do costume: alguém terá enchido a sua conta com mais esta habilidade. O Costa não tem vergonha na cara?
Só dá para pensarmos na coisa do costume: alguém terá enchido a sua conta com mais esta habilidade. O Costa não tem vergonha na cara?
Infelizmente o Costa nao tem vergonha, assim como tambem nao teem os Lisboetas que o la puseram la...
Enviar um comentário