16/03/2012

Governo aprova fusão entre Carris e Metro



Transportadoras terão administração comum

O Governo aprovou ontem a fusão da Carris e da Metropolitano de Lisboa, que dará lugar à Empresa de Transportes de Lisboa. O mesmo se passará futuramente com a Metro do Porto e a STCP e ainda com a Transtejo e a Soflusa, embora estes dois processos não tenham tido ainda luz verde.

Quanto à junção entre a Carris e a Metro, haverá uma única administração para as duas empresas, que será composta por quatro elementos, não cabendo aos gestores qualquer abono adicional em virtude da acumulação de funções.
De acordo com o secretário de Estado da presidência do Conselho de Ministros, a fusão entre o Metro do Porto e a STCP, também prevista no Plano Estratégico dos Transportes, deverá estar concluída "até ao final do mês de Abril". Esta fusão obriga, segundo a Junta Metropolitana do Porto, a uma revisão dos estatutos da Metro. A STCP marcou a sua assembleia geral para o dia 23 de Março para eleger os novos membros dos órgãos sociais.
E, até ao Verão, deverá ser fechado o processo que unirá a Transtejo e a Soflusa, que gerem as ligações fluviais no Tejo.
Estes prazos foram definidos para que "até ao final do ano em curso" se possa "começar a preparar as concessões" das novas empresas fundidas para alienação a privados, referiu o responsável. O Governo já tinha dito anteriormente que pretendia entrar em 2013 já com este passo dado. Raquel Almeida Correia

Sem comentários: