12/03/2012

A Roménia volta a mostrar que não estamos sós na gestão do estacionamento

Há tempos descobri que não estávamos assim tão isolados na Europa no que toca ao paradigma da gestão do espaço público. Não é só cá que o estacionamento automóvel é mais importante que a circulação dos peões, afinal na Roménia também há responsáveis autárquicos que defendem publicamente o estacionamento no passeio.

Ora, eu andava desconfiado de que Lisboa seria a única capital europeia onde as ruas chegam a ter quatro faixas de estacionamento legal, como é o caso nas Avenidas Novas, na própria Avenida de Liberdade, etc. Por essa Europa fora não se parte do pressuposto que cabe aos organismos públicos arranjar espaço para o estacionamento do veículo privado, de modo que habitualmente as ruas não têm sequer estacionamento, algumas uma fila, poucas têm duas.

Mas entretanto o Google Maps Street View chegou a Bucareste, e eu pude tirar os nabos da púcara. Depois de algum esforço descobri uma rua com quatro faixas de estacionamento:

Descobri ainda um bónus: por lá também é habitual ver carrinhos de bebé a circular no alcatrão, por os passeios estarem ocupados com... carros estacionados!

Vale a pena passear um pouco com o Street View por Bucareste para comparar. Em geral, os passeios acabam por ser mais largos lá do que cá.

De qualquer modo, hoje já me sinto mais europeu!

3 comentários:

Anónimo disse...

Excelente post!

Anónimo disse...

Boa tarde,

Já viram o que se anda a passar na Rua Garrett. Pelo menos ao fim-de-semana há sempre carros parados do lado esquerdo da rua. Antigamente a polícia não permitia isto mas agora generalizou-se. Há carros que param lá durante horas!!!

Miguel Carvalho disse...

Eu até me sinto mal quando passo na Garrett. Há espaço para 3 ou 4 faixas de rodagem, e os peões apertam-se naqueles passeios minúsculos.
E não me faz só confusão os carros do lado esquerdo. Porquê autorizar o lado direito também? Uma rua tão central e comercial, com tanto estacionamento disponível na zona. Quanto é que o comércio perderá ali por haver uma barreira que dificulta a travessia de peões. Imagine-se um centro comercial a colocar um gradeamento a meio dos seus corredores..