09/11/2010

E AGORA ...REVIRAVOLTA, TAMBÉM, NA CAPACIDADE PELO VEREADOR, DE ESCLARECER, CLARIFICAR, ESPECIFICAR O QUE IMPLICAM AS OUTRAS PROPOSTAS DO PDM ?

OK ... E agora um compromisso público do Vereador Manuel Salgado no que respeita os critérios de intervenção no edificado com valor Patrimonial, não só na Baixa e nos Bairros históricos, mas também no que resta nas Avenidas da Lisboa Romântica, que continuam sistemáticamente a serem destruidas ...
Pode o Arq. Manuel Salgado especificar, esclarecer, definir ... o que quer dizer ..."Efectuar demolições ou construir prédios mais altos na zona antiga de Lisboa ficará mais fácil com o novo P.D.M e que um dos critérios válidos para demolição de um edifício irá ser o facto de ele ser economicamente inviável" (?)
António Sérgio Rosa de Carvalho



Reviravolta na proposta do PDM de Lisboa para os logradouros Por Ana Henriques

Autarquia altera proposta de revisão do PDM depois de negociar com associação de Ribeiro Telles. Logradouros em zonas históricas passarão a estar mais protegidos


--------------------------------------------------------------------------------
A polémica em torno da betonização dos logradouros de Lisboa sofreu ontem uma reviravolta. Algumas obras clandestinas efectuadas nestes terrenos habitualmente situados nas traseiras dos prédios poderão ter de ser desfeitas, de forma a permitir que eles voltem a ser parcialmente permeáveis à água da chuva.

O tema foi abordado numa reunião que o presidente da câmara teve com a associação Lisboa é Muita Gente, constituída para apoiar o vereador José Sá Fernandes nas últimas eleições autárquicas. "A impermeabilização dos logradouros em zonas históricas passa a não poder ultrapassar os dez por cento da sua área total", explicou, no final do encontro, um membro da Lisboa é Muita Gente, António Braga. Nas restantes zonas da cidade "serão fixados vários parâmetros, consoante a zona urbana em que se insiram".

Os termos exactos do acordo entre a autarquia e a associação só serão divulgados na reunião de câmara de amanhã. Mas tanto Ribeiro Telles como Sá Fernandes, que também esteve no encontro de ontem, mostraram-se satisfeitos com o resultado da negociação - que permitiu, segundo o vereador, que algumas centenas de logradouros sejam considerados no próximo PDM como zonas verdes.

O arquitecto paisagista Ribeiro Telles, que integra a referida associação, tinha-se mostrado indignado com o facto de o futuro Plano Director Municipal (PDM) afrouxar as regras que actualmente proíbem a construção nos logradouros, em especial os situados em zonas históricas.

Aliás, uma campanha de recuperação dos logradouros havia sido uma das condições do acordo pré-eleitoral Lisboa é Muita Gente com os socialistas que governam Lisboa, cujas listas Sá Fernandes integrou como independente. A equiparação dos canteiros com cimento por baixo a espaços verdes era outra crítica da associação em relação ao futuro PDM.

Inscritos no documento pela primeira vez serão os corredores verdes, manchas contínuas de vegetação que hão-de atravessar a cidade em vários pontos. Por outro lado, foi definida a integração do Plano Verde da cidade, coordenado por Ribeiro Telles, no novo Plano Director Municipal.

6 comentários:

Unknown disse...

desta vez Ribeiro teles salvou a face de JSF.Não fosse RT e JSF tinha aceite tudo.Como sempre ,desde que chegou ao poder.

Julio Amorim disse...

"...e que um dos critérios válidos para demolição de um edifício irá ser o facto de ele ser economicamente inviável"

Parece-me que por esta porta qualquer coisa poderá passar....porque tornar algo "economicamente inviável" é um mero exercício de algarismos.

Xico205 disse...

E os logradoros que ficam por cima de armazens e lojas?

No meu predio antigo acabaram os R/C de habitação e fizeram-se lojas até ao fundo do quintal. O 1º andar passou a ser R/C para as traseiras com um terraço acimentado por cima das lojas.

Luís Alexandre disse...

Concordo com o Julio Amorim, com base nesse critério, cerca de metade do edificado da zona central de Lisboa estaria em condições de ser demolido.

Anónimo disse...

já vem tarde. o logradouro atrás do meu edifício (na zona histórica) e que pertence quase todo ao edifício oposto já está todo impermeablizado... na verdade houve lá obras recentemente autorizadas pel CML (fui infomado pela PM que era assim mesmo)...

Anónimo disse...

Vasco, é pena que assim seja mas parece-me que tem razão.
Quanto às decisões, quando a esmola é muita o pobre desconfia. Só vendo.
Grande Ribeiro Telles, ele é que devia sr vereador do urbanismo!