02/11/2010

Universidade Nova de Lisboa com novo campus em 2013

In Público (2/11/2010)
Por Bárbara Wong

«FCSH vai deixar a Avenida de Berna e mudar-se para Campolide. Negociações para permuta com a câmara estão "bem encaminhadas"

Cidade Erasmus
"Nunca houve anos fáceis"

Em 2013, a Universidade Nova de Lisboa espera ter o campus de Campolide mais composto. Além da reitoria, dos serviços de acção social, da residência de estudantes e das faculdades de Direito, Economia, Estatística e Gestão de Informação, o espaço vai acolher a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH), que actualmente está na Avenida de Berna. Hoje a Nova faz 37 anos, num período que o reitor António Rendas classifica ser de "grande incerteza".

"São tempos difíceis", reconhece o reitor e actual presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portugueses, não só para a Nova como para todo o ensino superior. Por isso, é tempo de "separar o trigo do joio e aguçar o engenho", que é o mesmo que dizer que a Nova tem uma estratégia de crescimento e de consolidação, explica. Para já, António Rendas está satisfeito porque as negociações com a autarquia e com a Estamo, uma sociedade imobiliária de capitais públicos que gere os imóveis do Estado, estão "bem encaminhadas". No próximo ano arrancam as obras que, como se trata de uma permuta de terrenos, ficarão a custo zero. Na Avenida de Berna, a FCSH já não tinha capacidade de crescer. Com esta mudança, Rendas acredita que poderá atrair mais estudantes, nacionais e internacionais.

A estratégia da universidade para o próximo ano passa também pelo rigor na contratação e pela avaliação dos cursos actualmente oferecidos. "Estamos a olhar com muita atenção para a oferta curricular", diz António Rendas, que não prevê fechar, mas fundir algumas formações. Isso será feito até ao final do ano lectivo e em colaboração com a Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior, responsável pela avaliação externa dos cursos, informa. Outra preocupação da Nova, para cumprir o contrato de confiança assinado com o Governo, é o de atrair novos públicos e dar mais ênfase ao ensino a distância.

Para António Rendas, "não faz sentido" falar de uma única instituição na capital - além da Nova, a cidade acolhe a Universidade de Lisboa (UL) e a Universidade Técnica de Lisboa. "Todos sentimos a cidade de maneira diferente", começa por dizer. "Nunca tive nenhuma iniciativa de falar disso. O que tem de se discutir é que a oferta seja de qualidade. O que podemos é partilhar espaços e recursos; já o fazemos nos cursos, mas pode ser feito mais. Por que é que há tantos serviços de acção social [um por cada instituição]? O estádio universitário [da responsabilidade da UL] deveria ser gerido em conjunto", sugere. O reitor considera que cabe à tutela tomar a iniciativa de sentar os reitores lisboetas a uma mesma mesa e lançar o desafio.»

11 comentários:

Xico205 disse...

Com novo campus nada. O campus de Campolide já existe há muitos anos. Quanto muito é com novos edificios.

Anónimo disse...

Estou para ver daqui a quantas décadas...
Entrei na FCSH já lá vão 8 anos e já nessa altura se dizia que a mudança estava para breve, que provavelmente iria terminar o curso em Campolide...
Já acabei a licenciatura e o mestrado e a mudança não chegou... será que é desta?...

Xico205 disse...

Há alguma coisa no sector Estado que seja feita dentro do prazo?!!

Quando mudar mudou. O que é que isso interessa (neste caso concreto).

Manuel Veiga disse...

Da UNL, só fazem falta a FCT e a FCML. Direito e a FCSH são um gasto desnecessário do Estado; uma é uma fraude jurídica e a outra uma faculdade de letras de segundo plano, onde os ressabiados que não vingaram no Porto, Coimbra ou Lisboa vão chatear os alunos. O caso mais bicudo é mesmo Economia, que é mais "business school" de ensino e "investigação" de cartilha do capitalismo selvagem e especulação financeira do que outra coisa. Assim, deite-se abaixo esse mono nojento da Av. de Berna e faça-se lá qualquer coisa de decente e útil.
Lamento a visão tecnocrática, mas a realidade é mesmo esta. Escusam de vir com rankings, que valem o que valem e são um caso escandaloso de tráfico de influências académico.

Anónimo disse...

Caro Manel, a FCSH é a faculdade que:

Tem a média de entrada mais alta em: Ciências da Comunicação, Geografia, Sociologia, Ciências Politicas e Relações Internacionais, entre outros cursos...

Xico205 disse...

Anónimo disse...
Caro Manel, a FCSH é a faculdade que:

Tem a média de entrada mais alta em: Ciências da Comunicação, Geografia, Sociologia, Ciências Politicas e Relações Internacionais, entre outros cursos...

1:28 PM
--------------

Deve ser um ressabiado que não conseguiu lá entrar e teve que ir para a de letras ou para a xulófona ou para xulasiada.

Secalhar aqueles papeis de permuta com a fac de letras que aparecem pelas paredes da FCSH a que ninguem responde, foram postos por esse senhor.

Anónimo disse...

O Manuel Veiga lamenta a sua "visão tecnocrática"? Mas sabe o que é um tecnocrata pelo menos? Julgo que não.

Todas as faculdades que integram a UNL são de proa a nível nacional.
Tal é reconhecido internacionalmente pelos diferentes rankings onde a UNL fica à frente de todas as Universidades deste pobre país.
Além do mais, todas as faculdades da UNL têm algumass das licenciaturas mais procuradas a nível nacional, assim como um corpo docente que fala por si. Basta informa-se.

No caso da FCSH, conheço várias pessoas que queriam entrar em Geografia na dita faculdade, mas tiveram que contentar-se com a Univ. do Porto e Lisboa, com médias bem mais acessíveis. O mesmo posso referir em relação a Ciências da Comunicação onde a média é apenas de 17, abaixo disto vão todos recambiados para o Porto e a ESCS.

Como também deve saber, o nome "Nova" não está lá por acaso. É nova na metodologia de ensino, mais ligada ao mercado de trabalho, dando 10 a 0 às clássicas que por ai andam a encher chouriços.

Xico205 disse...

Nem mais, comentario das 10:30.

Anónimo disse...

"Tal é reconhecido internacionalmente pelos diferentes rankings onde a UNL fica à frente de todas as Universidades deste pobre país."

Ai está? Diga lá um.

Anónimo disse...

Foi um que pediu?

http://www.unl.pt/noticia/nova-lidera-universidades-portuguesas-em-ranking-internacional

Anónimo disse...

E ranking a sério não arranjas? Tipo o da Newsweek ou da Univ. de Shanghai.
Vai lá procurar a Nova, mas vai com tempo que vais demorar a encontrá-la.