03/05/2011

Bairro de Caselas: O campo de jogos e outros problemas (Baseado num documento recebido por e-mail).











O campo de jogos do Bairro de Caselas é, talvez, o  Polidesportivo com o enquadramento mais bonito da cidade de Lisboa.Durante anos e anos gerações de jovens foram aqui formadas no âmbito desportivo e o campo era ponto de encontro da maioria dos jovens do bairro.O clube local tinha uma actividade continua na formação desportiva,sobretudo no Andebol mas também no Futebol e Voleibol, etc, e devido a essa formação constante  de jovens era muito raro encontrar algum no bairro que se deixasse atrair pelo mundo da droga .
O clube cumpria assim a sua função social ,dum valor incalculável, mas que agora se perdeu quase por completo.
O Polidesportivo apresenta hoje este aspecto lastimoso.Os responsáveis são em primeiro lugar os sócios do clube,por muito que isso lhes custe,e a sua direcção mas também a CML que rigorosamente nada faz para que esta situação seja resolvida deixando tudo ao abandono.A Junta também tem obviamente as suas responsabilidades embora seja verdade, a acreditar na mesma, que se farta de alertar a CML e que desta não obtém respostas.

As consequências desta degradação do clube e das suas instalações,do seu abandono pela maioria dos sócios, e
também da total falta de investimento da CML na actividade desportiva em Lisboa, e aqui, em particular ,no bairro estão à vista e é, hoje, normal encontrar sinais de trafico e consumo de droga no bairro ,facto que é absolutamente ignorado pelas autoridades e sobretudo pela Câmara.Basta ir ao jardim,ao clube , ao polidesportivo,toda a gente sabe o que se passa. 
Outros Problemas:
Outro grave problema do bairro é o da circulação automóvel ,numa cidade em que este é rei, Caselas não é excepção. Esta foi terrivelmente agravada com a construção desse autêntico monumento "ao tudo se pode fazer"(para não dizer outra coisa mais feia) que é o condomínio fechado que há uns anos se construiu no bairro sem que nada tivesse sido feito para atenuar os seus impactos.
O volume de trafego e sobretudo a extrema velocidade com que se circula, e se permite circular, sobretudo na Rua da Igreja e Sam Levy,(outrora estrada de Caselas mas com o nome convenientemente mudado para vender o empreendimento) é criminosa,o estacionamento em cima do passeio na Padre Reis Lima,os buracos nas vias,alguns autênticas armadilhas,são dum desleixo e de um desmazelo incríveis por parte das autoridades.
O bairro tem visto reduzida a Área de Parque Florestal de Monsanto à sua volta, a Quinta de Sto. António(desclassificada de património nacional para construção do condomínio)  é hoje o dito condominio fechado,com grandes impactos negativos mas apesar de tudo é, ainda, um dos bons locais para viver em Lisboa.Poderia ser bem melhor se lhe dessem a devida atenção,mas não é assim por toda a Cidade?

Lisboa e Caselas:a incoerência, o desmazelo,o desleixo,o ridículo, o insólito, o fazer mal quando é mais fácil fazer  bem,a prepotência, o deixa andar. Que pena!

8 comentários:

Julio Amorim disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Julio Amorim disse...

O desporto desempenha um papel importantíssimo em todas as sociedades, pois capta energias que de outra maneira vão ser gastas (bem ou mal) noutros lugares. Que juventude e que futuro é que vai sair de sítios como estes ?

Xico205 disse...

A questão que fica é: qual a percentagem da população de Caselas que é jovem? É só mais um bairro de velhos a somar a tantos outros em Lisboa.

A.lourenço disse...

Xico,lá estás tu a falar sem saber.O bairro tem bastantes jovens,a percentagem dos que está hoje na droga é que é 1000 vezes superior aos que estavam, por exemplo, no tempo da Vereadora Rita Magrinho, onde o desporto na cidade era incentivado, em que o campo era utilizado todos os dias até pela CML com os jogos da cidade. Muitas casas têm sido vendidas e renovadas.E os "velhos" que tanto pareces odiar têm netos.Os "velhos" fazem parte da sociedade,trabalharam uma vida inteira,já na questão das rendas disseste umas barbaridade.Deixa-os em paz e fala do que conheces.

Xico205 disse...

Pois, mas parece que os velhos não fazem jogos neste campo!

Os campos de jogos ao ar livre já não cumprem os requisitos para torneios oficiais, agora têm que ser em pavilhão.

Os velhos de Caselas têm netos, só que os netos não moram em Caselas, moram no Cacem, na Arrentela, etc...

Eu tenho ódio aos velhos desde quando? Lá estás tu a inventar!

Pois de facto são pessoas novas que têm rendas congeladas há 40 e 50 anos!!!

Barbaridades dizes tu A. Lourenço e os teus amigos daqui.

Xico205 disse...

...e da maneira como pões as coisas até parece que os "jovens" têm duas alternativas, ou praticam desporto ou andam na droga!!! Sabes lá tu a quantidade que faz os dois em simultaneo ou a quantidade de jovens que nem pratica desporto nem anda na droga.

Primeiro no post dizias que o campo era para jovens, quando eu pergunto a percentagem de jovens de Caselas, dizes que eu agrido os velhos!!!! Não vás ao psiquiatra que não é preciso, ou então eu é que te aconselho a largar a droga!

A.lourenço disse...

:):):):):):):):):)

Manuel disse...

O Bairro de Caselas foi inaugurado em 1949 tinha eu nove anos, Frequentei a escola de Caselas naquela altura a professora era Dona Lúcia a de trinta e nove anos e era muito má deixava o coração em casa e trazia para a escola um coração de pedras só sabia era bater.
Pois é amigo Chico 205 A questão que fica é: que vós não entendestes mesmo nada porque esse bairro de velhos como tu dizes foram eles que fizeram o mundo de fartura que tu hoje vives.
Eles passaram muitos sacrifícios e fome e problemas de saúde, muitos deles começaram a trabalhar aos 13 E 14 anos. Desliguei-me do bairro porque me casei e foi procurar outras formas de vida.
O Portugal de outrora era um mundo bastante feroz totalmente diferente do que aquilo que vocês hoje vivem. Sim vivíamos mundo de feroz barbarismo queria-nos lançar à miséria e desprestigiar-nos, fazer de nós indivíduos que levaria muito e longos anos até estamos apto a viver pelos nossos próprios recursos. Queriam fazer de nós humilde, entregar-me numa sociedade cheia de complexos (nossos avós a terceira idade), acaba de sufocar-nos ou apetrechar-me com uma mentalidade velha, antiquada, com tradições, modelos de configurações destes homens idosos e autómatos, que nos querem revestir com as suas transmissões, pelas gerações que precedem as gerações que lhes sucedem, uma Igreja com o rei e o estado como carrasco, a escola para nos encher a cabeça cheia de ar, gestos e maneiras de agir, uma transmissão não educativa, pois não posso entender e compreender esta sociedade e esta civilização cristã.
Nesta escola de Caselas com professoras antiquada onde não à misericórdia, que nos obriga a frequentá-la que só passávamos dessa mera prepararão para a vida de adulto, que não nos deixavam seguir o nosso próprio caminho e sermos, seres independente, mas sim o caminho que eles queriam.
O mundo de hoje é muito diferente do que no passado, fomos nós que construímos este este Portugal de hoje.
Foi os vossos pais com a fartura e com a má educação, fizeram de vós que vocês são hoje, porque vocês são aquilo que pensão, Não são produtivos preguiçosos comodistas. e com essa vossa maneira de pensarem tecem que viver a vossa própria vida como um cães vagabundos, com características da fase em que vos hei dês encontrar, porque vocês não preparado para o futuro, sob essa fartura e com a educação que os vossos pais filhos vos deram de bandeja. Uma educação interna e externa mal assimilada, que não vos frutifica.
Vocês, teem aquilo que merece a preguiça e o vosso conformalismo.
Lutamos por um Portugal melhor como fizeram os pais dos vossos pais, mas os vossos pais não souberam transmitir aos seus filhos.
Deixem de se lamentarem e defendem o vosso Bairro e o Vosso Portugal, e não votei sempre nos mesmos os pequenos também teem que terem uma primeira vez, em tudo temos sempre uma primeira vez.
A felicidades não está no exterior mas sim dentro de Vocês. A vida pode ser um bom lugar para se viver, mas se nunca lutarmos não será um bom lugar para se viver, a droga destrói