23/09/2011

Cais do Sodré ... Largo de S.Paulo ... Razões para Festejar ? por António Sérgio Rosa de Carvalho.


António Costa, como político profissional viu na candidatura à Presidência da C.M.L. uma plataforma lógica e fértil para os seus voos políticos futuros …
Sem talento natural e “feeling”para os gigantescos desafios que Lisboa apresenta … Sem uma visão estratégica para a cidade … como “animal” político que é, viu a oportunidade de preenchimento destes vazios em duas figuras, cada uma delas, já detentora do seu programa individual de ambição de poder … Sá Fernandes, ex- figura “irreverente” e “inconformista”, agora já domesticada e integrada no “Sistema”, que lhe oferecia o prestígio da “Independência”, a frescura da “Autenticidade” e as mais valias políticas da “Actualidade”através da sua anterior, “genuína Cidadania”…
Manuel Salgado, Arquitecto , Teórico e Urbanista, efectivo e conhecedor, com capacidade de trabalho e capaz de desenvolver possíveis visões estratégicas para a Cidade …
O "problema" Roseta foi também resolvido através da sua secundarização e neutralização, tendo-lhe sido oferecida a gloriosa área da Acção e Habitação Social, prémio de consolação onde poderá andar entretida, em Heroísmos só comparáveis aos de Manuel Alegre …

Há uns tempos um dos visitantes e intervenientes do Fórum Cidadania LX no facebook, descrevia que - perante o Grave, Desesperante e Angustiante estado de Decadência e Destruição Sistemática do Património Histórico da Cidade de Lisboa – agravado pela incompetência de António Costa e pelos muito competentes e maquiavélicos personal master plans de Salgado e Sá Fernandes … os relatórios, denúncias e ilustrações continuamente desenvolvidas pelo Cidadania LX … se tinham tranformado por impotência, numa espécie de Agência Funerária onde este processo imparável era descrito como se tratasse de uma Necrologia contínua …

Quando António Costa tomou a decisão de deslocar a sede da C.M.L. para o Intendente … esta revelou definitivamente a sua incapacidade de servir a cidade … e até … a sua própria estratégia pessoal de resultados e sucessos com mais valias políticas.
Toda a sua atenção deveria ter sido dirigida à Zona que é caracterizada por todos os elementos que ele procurava … e que estava tão perto … mesmo à esquina … junto às suas maiores dores de cabeça – A Baixa, o Terreiro do Paço, a Ribeira das Naus , a “débacle” da Frente Tejo …
Trata-se do Arquétipicamente... Modelo e Paradigma da Reconstrução Pombalina … o Largo de S. Paulo, com as suas características únicas de Valor Patrimonial e o seu Potencial de Vivência … e tão perto do rio e do magnifico Mercado da Ribeira … os “Halles”de Lisboa …
Imaginem o Largo de S.Paulo completamente restaurado na sua singela glória Pombalina de “ bairro quase aldeia” , com a sua escala perfeita de conjunto urbano composto por habitação, comércio de qualidade, esplanadas , Igreja , Chafariz, pavimento … enfim etc., Imaginem o efeito pedagógico , emanante, estimulante , inspirador , contagiante …. o Efeito inspirador que esta intervenção- Modelo poderia ter para a sua envolvente, para a Baixa … e para o sucesso das ambições de António Costa …
Pois é … mas Manuel Salgado não gosta de Património nem do seu Restauro …
Do alto da sua Torre de Marfim, ele dedica-se a controlar exclusivamente através dos seus Planos, o Futuro... de outra maneira … Implicito, Sereno, sem cair na tentação de responder, ou dar satisfações a ninguém, ele vai estendendo o seu manto e tecendo a sua teia de Grande Mago e Feiticeiro … tal como Saruman no Senhor dos Anéis …
De resto … as imagens falam por si ….
António Sérgio Rosa de Carvalho.



Rua Nova do Carvalho





Rua do Arsenal




Largo de S. Paulo




10 comentários:

Anónimo disse...

Bom post

Xico205 disse...

Realmente é ridiculo, só porque seguraram a estrutura dum prédio por mais uns tempos, fazer-se uma festa...

lmm disse...

Concordo em absoluto com o post.

Apenas um reparo, a questão levantada relativamente ao largo de S. Paulo, parece uma obsessão pessoal, sem o devido distanciamento necessário para que os argumentos ganhem credibilidade. Concordo com a sua importância, mas assim parece que Lisboa se resume a este largo.

Julio Amorim disse...

Uma zona com um potencial magnífico - por estar degradada, mas não destruída!

Mas que esperar de gente que deveria defender a autenticidade desta cidade mas....que prefere aquela borrada na Avenida da República?

Xico205 disse...

No meio da podridão que há em Lisboa (as imagens do Cais Sodré comprovam-no), como é que alguem tem coragem de criticar a reabilitação dum edificio na Av da Republica que está lindo!!!!

RIDICULO!

Anónimo disse...

Não é só o largo de S. Paulo que tem um potencial enorme e, negligentemente, é deixado a apodrecer com o tempo, são dezenas de zonas de grande qualidade e carácter que estão a cair aos bocados. Estas zonas de diferentes características e épocas, juntas fazem uma das cidades mais ricas e originais na Europa e, no entanto, em vez de os nossos políticos-estrategas definirem um plano à altura desta herança, insistem em projectar a sua mediocridade e oportunismo sem escrúpulos (como é exemplo o número 25 da Avenida da República) nesta cidade (cada vez menos) magnífica.

Anónimo disse...

O mais triste é ver o Manuel Salgado a cavalgar às cavalitas do Antonio Costa. É triste ver aonde chega a sabujice.

Julio Amorim disse...

Pois acertou em todas anónimo das 8:23!
uma das cidades mais originais deste planeta....entregue ao diabo.

Xico205 disse...

Anónimo disse...
O mais triste é ver o Manuel Salgado a cavalgar às cavalitas do Antonio Costa. É triste ver aonde chega a sabujice.

12:06 AM

---------------------------

É cá uma novidade isso! Realmente desde que o Mundo é Mundo nunca ninguem andou ás cavalitas de ninguem!!!

Anónimo disse...

Isso agora não interessa nada.

O que importa é que as discotecas reabriram e que vai haver por ali umas ruas pedonais, eh eh.

Peões a circular por ali fora do horário de abertura dessas tais discotecas vão fazer bicha. Bicha não, fila.