30/09/2011

DEMOLIÇÃO: Rua Andrade Corvo 18 a 22

Rua Andrade Corvo 18 a 22. Mais um pedido de demolição de um exemplar da Arquitectura do iníco do séc. XX recentemente aprovado pelo Vereador Manuel Salgado (despacho de 5 de Abril de 2011).

13 comentários:

Anónimo disse...

Avenidas Novas + Edifício de Gaveto antigo + demolição = CAFE, não?

Hugo da Graça Pereira disse...

O que se permitiu nas últimas décadas fazer às construções da Lisboa da Fontes Pereira de Melo até Entrecampos é um crime contra a integridade do património nacional. Para quando uma responsabilização pública desta situação ultrajante?

Ricardo disse...

Quem quer demolir este edifício devia ser internado no Manicómio...
É quem nem sequer está assim em tão mau estado visto pela imagem...

Julio Amorim disse...

Caro Hugo.....o flagelo vem dos Restauradores..até Emtrecampos.
Já o disse algumas vezes.....mas essa artéria conservada seria hoje algo de especial.

Anónimo disse...

em 10 anos nao sobra nada,quando havia dinheiro e uma furia imobiliaria destruiram quase tudo, e agora q nao ha dinheiro nem procura os lobbies continuam! É impossivel para estas furia destruidora com os reguladores e os politicos que temos. Onde anda o IGESPAR????

Anónimo disse...

IGESPAR? Mas essa entidade têm algum uso? Muitos dos técnicos do IGESPAR são piores que os patos-bravos que andam por aí.
Contou-me um Arquitecto que conheço, que estava a fazer uma cuidada reabilitação de um edíficio antigo, ao contactar o IGESPAR referiu que a caixilharia que ia colocar no edíficio era em madeira com o desenho o mais apróximado possivel do original, e o técnico do IGESPAR sugeriu colocar caixilhos de plástico (porque fingem bastante bem...) para que esse arquitecto não tivesse tanto trabalho a desenhar as janelas originais!

Outro exeplo é a praça do comércio (que só é uma das praças mais importantes do país). Se repararem no Torreão Nascente, o IGESPAR também permite trocar a caixilharia em madeira e vidraça tradicionais por caixilharia de plástico, com aquelas barras verticais e horizontais dentro do vidro duplo, num edíficio daquela importância! (por sinal vidro bastante verde, o oposto da vidraça, ao menos podiam ter escolhido vidro claro, mas coitadinhos como defensores do património não têm de ter sensibilidade para essas mariquices).

Enfim, quando o o guarda-costas dá pancada na própria pessoa que é suposto defender não ha grande hipotese de salvação.

Julio Amorim disse...

O exemplo da caixilharia "faz-de-conta" que inundou Lisboa é sim talvez o melhor para ilustrar os serviços que o IGESPAR tem prestado a esta cidade. Talvez fosse mais fácil lidar com um eventual IDESPAR ?

Politikus disse...

Mais uma prova que António Costa não passa de um fantoche perante o lobby de alguns grupos.

Anónimo disse...

Temos de salvar este edifício. Passo por ele quase todos os dias, e é um regalo para o olhar !

Anónimo disse...

É uma vergonha...

João das Regras disse...

O medíocres mandam abaixo obra feita por quem lhes foi sempre superior. Não passam de cobardes, de corruptos e de labregos.
Salgado é uma desilusão pegada, um destruidor sem qualquer réstia de lógica ou racionalidade.

Pedro disse...

O edificio é bonito sem duvida mas está claramente desenquadrado com o tempo actual.
Tendo em conta tudo de mal que já foi feito nesta zona, o melhor é adaptar o que há e neste sentido, a melhor solução para esta esquina é um novo edificio, enquadrado com o resto das ruas, mas com arquitetura decente.
Por muito que nos custe, a demolição faz parte do desenvolvimento.

Anónimo disse...

Estava mesmo a pensar em demolir-te "Pedro" encontraste também desenquadrado.
Ela à cada um! Isto é só gente louca!