12/09/2011

Baixa-Chiado PT BlueStation

Chegado por e-mail:

«Quando António Costa se tornou presidente da Câmara de Lisboa, disse que a sua cidade-modelo era Barcelona e que faria os possíveis para elevar Lisboa aos padrões de qualidade da capital da Catalunha.

Cheguei a Barcelona. Um burgo que até ao século XIX não era muito maior do que Lisboa, mas que, graças à intervenção de arquitectos tão proeminentes como Gaudí e Puig i Cadafalch, se tornou rapidamente numa cidade de monumental importância europeia.

Ao passear pelas ruas, avenidas e ramblas da cidade é impossível não notarmos óbvias diferenças com Lisboa, desde o número enorme de pessoas que se vai encontrando à muito bem conseguida harmonização entre o tradicional e o moderno, coisa que em Portugal tem sido posta em causa com sucessivos projectos “pós-contemporâneos” que nem são bonitos nem têm utilidade.

Mas as diferenças mais marcantes são, como é cliché dizer-se, de mentalidade. Vejamos: em Lisboa, o Metro deu-se à liberdade de encetar negociações com uma empresa privada e vender um espaço público da capital aos interesses publicitários dessa mesma empresa. Isto sem avisar ninguém e com uma enorme falta de transparência. Por isso, agora temos uma Baixa-Chiado PT BlueStation, um verdadeiro atentado ao património histórico, cultural e até mesmo físico da cidade.

Em Barcelona, pelo contrário, a autoridade metropolitana de transportes preferiu canalizar os seus recursos para a sensibilização sobre as más práticas nos transportes públicos, que por Lisboa também pululam sem que ninguém se preocupe muito com isso. Assim nasceu o “comboio do incivismo”, um projecto que espalha por algumas estações de metro e comboio e também algumas carruagens desenhos e mensagens do que não se deve fazer num local que é de todos. A saber: não ouvir música aos altos berros, não colocar os pés em cima do banco da frente, não grafitar as carruagens, não ficar parado à esquerda nas escadas rolantes, etc.

Portanto, em vez de criarem estações repletas de pseudo-modernidade e futurismo, eis que os catalães se dedicaram a combater um problema real e a promover uma utilização mais responsável dos transportes públicos, que tanta falta fazem em alturas como estas de crises económicas e ambientais, mas também de valores. E na sua língua materna, não em estrangeirismos ridículos.

João Pedro Pincha»

17 comentários:

Rui Franco disse...

Gostei da parte do "canalizar recursos". É que se há coisa que por cá abunda são "recursos", não é?! Se calhar é por isso que o Metro tem de ir arranjar dinheiro à publicidade...

Anónimo disse...

bueno, quem está fora, tal como quem não vota, perde credibilidade para criticar... acima de tudo lisboa, e o país, precisa de recursos humanos, e esses estão muitas vezes a sair, tal como parece acontecer com o autor (peço desculpa se estiver enganado). disclaimer: eu também saí, infelizmente...

Ricardo Sobral disse...

O que tem o rabo a ver com as calças? Ceder direitos de publicidade e canalizar recursos (quem sabe dessa mesma publicidade) para campanhas de sensibilização.

Depois há isto: fala-se de uma estação de metro com pouco mais de 10 anos como um "património" quase tão ou mesmo igualmente importante ao da Baixa e Chiado propriamente ditos.

É uma estação de Metro, for God's sake! (Desculpem o estrangeirismo) Acho a preocupação exagerada. Não concordo com a opção de mudar o nome à estação, mas consigo viver com isso. Incomoda-me mais publicidade permanente nas ruas de Lisboa, esta ao menos está enterrada.

A.lourenço disse...

Na maioria das vezes há recursos o que são é muito mal aproveitados.Os transportes de Lisboa são, na sua maioria, mal geridos e mal planeados.Não existe uma politica concreta e eficaz de tansporte publico em toda a área metropolitana de Lisboa.Com recursos mal geridos não há PT blu...que lhe valha pois vai tudo para um buraco sem fundo.
Esta mudança de nome é sobretudo sintomatica da leviendade e descarecterização a que a cidade está votada.A isto chama-se prostituição do espaço público,que não levará a lado nenhum.

Anónimo disse...

Tenho visitado este Blog recentemente, e a conversa do Metro até parece o maior problema de Lisboa. É apenas um metro, a cidade tem que evoluir, andar para a frente como qualquer outra. Parece que o dono/a do blog quer continuar viver na pré-história, e não quer que a cidade evolua de forma alguma. Os tempos mudam e também as cidades/habitantes. Qual é o problema da publicidade no Metro, ainda não entendi. Prejudica alguém? Mata alguém? Publicidade há em todo o lado. Desde que o metro funcione bem e facilite a movimentação na cidade isso é que conta. Lisboa não pode parar no tempo. Lisboa não é um museu. Tem que se criar postos de trabalho, evoluir, andar para a frente. Afinal, alguém me pode explicar o "grave problema" da publicidade? Vai prejudicar quem utiliza o transporte? E já agora: Querem uma Lisboa lisboeta mas neste blog estão sempre a fazer comparações com o estrangeiro. «O país "tal" investiu isto em "não sei o quê"» «O país "tal" faz isto "desta maneira"». Lisboa é Lisboa, é suposto não fazer igual ás outras cidades. Querem identidade a imitar os outros?

Xico205 disse...

Tiro o chapeu ao comentario das 12:47PM. Tem toda a razão.

Anónimo disse...

Pois é ó xico numas coisas és um grande patriota mas quando te querem impingir BlueStation no centro da capital está tudo bem.
Continuas com os fios em curto-circuito ou achas que a nossa língua não chega para dar nomes a estacões de transportes públicos?

Xico205 disse...

Chega, mas o problema principal não é o facto de se chamar bluestation. Quem se pôs contra foi simplesmente por haver publicidade e ponto. Estás a tentar dar a volta mas sem sucesso.

lmm disse...

É impressão minha ou a maioria dos críticos está a confundir a estação de metro Baixa-Chiado com a estação de combóios do Rossio? É que falar em património histórico duma estação de metro recente não lembra ao careca...

Há muitas prioridades trocadas por aqui. E há muita gente que se perde no labirinto do seu próprio fundamentalismo.

Anónimo disse...

Portanto achas bem o nome BlueStation xico!

Carlos Medina Ribeiro disse...

«Por isso, agora temos uma Baixa-Chiado PT BlueStation, um verdadeiro atentado ao património histórico, cultural e até mesmo físico da cidade»

Pois, mas o atentado começa logo na língua portuguesa (?!), com a foleirada do BlueStation.

(Todo este 'filme' é desagradável, mas não tem nada de inesperado - tendo em conta as personagens envolvidas).

Julio Amorim disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Julio Amorim disse...

Realmente para quem herdou uma das línguas mais completas deste planeta....o BlueStation ficava melhor lá para a latitude 50 e picos.

Xico205 disse...

Anónimo disse...
Portanto achas bem o nome BlueStation xico!

5:45 AM

.......................

Acho.

Anónimo disse...

1º - CONTINUAMOS A ATENTAR CONTRA O PATRIMÓNIO

2º - OS INTERESSES PRIVADOS CONTINUAM A DOMINAR

3º - CONTINUAMOS A ESTRANGEIRAR TUDO O QUE APARECE À FRENTE! Para quê Blue station? Ao menos Estação Azul (até têm o mesmo número de letras ambas as palavras)

PIOR AINDA: QUEREM AVANÇAR COM MAIS ABERRAÇÕES DESTAS. O MARQUÊS SERÁ A PRÓXIMA estação a poder ser "vendida".
Será que um dia destes se começa a dizer vou à meo, em vez de dizermos que vamos ao Saldanha?!

POUPEM OS LISBOETAS!

Anónimo disse...

mas será que alguém pensa que se vai passar a dizer BAIXA-CHIADO PT BLUE STATION?! Toda a gente vai ignorar o novo nome. A PT é que devia arranjar melhores sítios para gastar o seu dinheiro do que criar estas aberrações de nomes e de projectos.

MAU GOSTO PURO!

PS: o comentário anterior é alarmante.espero que não disseminem mesmo esta mania a outras estações.

Xico205 disse...

Anónimo disse :

Será que um dia destes se começa a dizer vou à meo, em vez de dizermos que vamos ao Saldanha?!

POUPEM OS LISBOETAS!

1:32 AM

-------------------

Conheces alguem que diga que vai à Praça D. Pedro IV em vez de ir ao Rosssio?

Conheces alguem que diga que vai à Praça do Comércio em vez de dizer que vai ao Terreiro do Paço?

Conheces alguem que diga que vai à Praça Duque da Terceira em vez de dizer que vai ao Cais Sodré?

Conheces alguem (alem de mim) que diga que vai à Rua Avrea em vez de dizer que vai à Rua do Ouro?


Então se respondeste não a tudo ou à maior parte não te preocupes que alguem vá à Meo, para além de isso ser uma mesquinhez que em nada te afecta a vida. Pensa que se tivesses um cancro ou uma trombose era mais grave.

Cumprimentos