26/09/2011

Ainda a Blue Station

In Expresso / Única
Por Luís Pedro Nunes

«Taquicardia na Blue Station

Visita à estação de metro. O horror. Onde estão as goteiras e os graffitis?

Preparei-me para o pior. Desci a passo largo a rua Garrett determinado a não me deixar tentar por nenhuma esplanada, nenhuma montra com promoções a 70%, nenhuma estrangeira loira mais sorridente. Sorridente? Isso já nem há!

Não faço ideia o que andam a dizer aos turistas nos hotéis ou nos guias para andarem tão assustadiços. Esta minha convicção no caminhar, aliada ao meu bronzeado baço a surgir no meio do lixo que se acumula nas ruas e o vento ergue em remoinhos, provocava verdadeiro pânico aos estrangeiros. Sim, era vê-los recuar e esconder as suas máquinas fotográficas ao vislumbrar-me deslargado ladeira abaixo como se fosse o rei dos dealers de haxe feito de knorr. Mas nada, nada me iria desviar da minha missão: ver o horror que a PT teria feito na estação de metro Baixa-Chiado e que tanta irritação estava a provocar em bloguers, movimentos de cidadania e demais indignados por atacado.

Talvez não devesse sofrer tal choque de pança vazia... Talvez fosse acometido de hipoglicémia fatal, tal a malandragem que terão feito os senhores da PT. Seja.

O melhor é alimentar o corpo antes de vergastar o espírito. Virei para o centenário João do Grão —já enaltecido pelo Eça — ali à rua dos Correeiros, em busca do fiel amigo cozido e empratado com ovinho luzidio por cima. E foi obra desencantar a casa. Pois é tanto o restaurante de fast food manhoso, tanto o chico-esperto a 'fazer ementa', a tentar sentar turista à má-fila que sinceramente me apeteceu criar ali mesmo um movimento de cidadania antitasco asqueroso para estrangeiro. Mas estava a divagar. Não... come o teu bacalhauzinho, come menino, e ruma para o metro — esquece lá este indescritível chavascal que é o Rossio e a Praça da Figueira. De hálito com travo a cebola e alho — estava preparado para o embate com a horrífica Blue Station.

É preciso que se saiba que este vosso olheiro de 'porno urbanidades' é utilizador da estação de metro Baixa-Chiado. Que semanalmente a utiliza. Estava portanto em condições de fazer um antes e um depois e tal, como aqueles programas de TV de mudança radical.

E o que eu vi... ai o que eu vi... Então não é que acabaram com as goteiras de musgo?! Então não é que limparam os graffitis?!! Então não é que as escadas rolantes estão todas a funcionar? Mas como é que se atrevem a alterar o património genético desta estação de metro? Fiquei em hiperventilação. Eu e os milhares de pessoas que estavam a passar por ali. Não era por acaso que iam apressadas, a querer zarpar dali rapidamente. Para mais, a estação do metro está agora bem iluminada e há de facto umas zonas com luzes azuis e até wi-fi e o diabo a sete. Senti um formigueiro no braço e uma taquicardia estranha. Em duas ou três paredes são projetadas notícias e aí até se encontra o logo da empresa. Um desplante: publicidade à PT numa parede do metro. No estômago, o bacalhau passou a codfish.

Que ultraje! E sim, claro, a questão da Blue Station. Bem podiam ter chamado à estação Baixa-Chiado Estação Azul-Bava porque assim o pessoal diria: "Encontramo-nos à saída da Azul-Bava" em vez de dizerem Chiado.

Os senhores da PT dizem que vão fazer iniciativas culturais durante o tempo que usurparem a estação. Não queremos saber. Fiquem lá com o vosso dinheiro. Queremos as goteiras de volta. Deixem o espaço público em paz. Gastem-no em billboards, Rui Pedro Soares, painéis ou mupis nas paragens de autocarro. I don't care.

Ultraje — Desde movimentos de cidadania até à assembleia municipal de Lisboa, várias foram as entidades que se manifestaram contra. Mas é de assinalar que não é de pôr de lado que uma 'maioria silenciosa' utilizadora do metro terá apreciado os melhoramentos efetivos sentidos na estacão. »

...

O humor sibilino de LPNunes ...

2 comentários:

Anónimo disse...

Hum hum,entregue-se já a ribeitra das naus , a torre de belém, a av. da liberdade, os bairros históricos, o miradouro de santa luzia, o património ,o martim moniz etc á PT. A cidade toda ,porque não ?E que voltem as bolas da TMN e os contentores no largo camões,contentores pt por toda a cidade já. E Lisboa que se passe a chamar Lisbon PT. É tanto o exagero do que a aqui escrevo como desta crónica irónica, enfim ... Faz lembrar as coisa que se deixam degradar propsitadamente, depois faz-se lá o que se quer e fica sempre melhor mesmo que seja grande asneira,pudera, entre o mau e o menos mau preferimos o menos mau não?

lmm disse...

Estou espantado pelo facto de terem postado esta crónica...

Que traduz exactamente o meu sentimento. Mil vezes sujo, estragado mas honesto, que limpo, a funcionar, mas corrompido.