28/09/2011

O exemplo de Munique: Gartnerplatz‏

Descubra as diferenças entre esta praça em Munique e uma equivalente em Lisboa, como por exemplo a Praça da Estrela ou o Campo das Cebolas. Enfim, não é por acaso que Munique é considerada uma das cidades do mundo com maior qualidade de vida. E Lisboa? Vivemos ainda obcecados com o estacionamento das nossas viaturas de transporte particular.

10 comentários:

Anónimo disse...

As diferenças são o bom gosto, o orgulho e dinheiro. As duas primeiras cultivam-se. A terceira exige esforço, mudança de mentalidade, e muitas coisas mais.

Anónimo disse...

O Campo das Cebolas é uma tristeza mas a prioridade das prioridades é a Praça da Figueira. Para quando?

Anónimo disse...

Irra que é chato! Mas se gosta tanto das praças de Munique porque não vai para lá viver? Eu continuo a gostar bem mais das nossas praças, são muito mais "cosy"...

Em relação ao estacionamento, vejo as ruas transversais à praça com tantos carros como qualquer rua lisboaeta!

Anónimo disse...

concordo plenamente, se gosta tanto disto porque não se muda para munique?! esta série é de uma falta de bom senso atroz. e de gosto, já agora.

Jorge Pinto disse...

Reparem no detalhe das flores, flores, muitas e variadas, existentes no interior da praça. Quando, onde, foram vistas as últimas flores nos nossos 'jardins' lisboetas?

Anónimo disse...

muito giro. pena a fotos serem tendenciosas. qualquer um pode agora dar um giro no gogle maps pela praça e ver que muita coisa que vossas excelencias se queixam também estão presentes nesta praça: um automóvel em cima do passeio, cadeiras de esplanadas a atulharem o passeio, uma cacofonia de sinais, e imagine-se lá, automóveis!

Farto de gente selvagem disse...

Assim se percebe porque razão Lisboa (e o resto do país em todas as áreas) continua a piorar de dia para dia.Este blog é um espaço que alerta de forma consciente e incansável para a deterioração do estado da cidade e, por vezes, apresenta excelentes exemplos de locais onde cidadãos e governantes se preocupam realmente com a qualidade dos sítios onde vivem. No entanto há sempre alguém, como os Anónimos das 2:00 e 6:28, que, incompreensivelmente, vêm para este espaço louvar a desorganização, o lixo, o caos, a podridão, enfim, a corrupção que nas suas variadas formas acaba por destruir as coisas com valor. Assim se percebe como a cidade chegou ao estado em que está, e inevitavelmente irá piorar cada vez mais. Quando existe um excesso de pessoas que cultivam o medíocre e a ignorância como forma de vida, o resultado só pode ser o retrocesso à idade-média. Como diz, e bem, o Anónimo das 1:21, só com educação e sentido de cidadania é possível perceber a diferença entre o bem feito e o mal feito.
Os anónimos que criticam este “post” desafiam o autor a ir para os tais locais que dá como exemplo. Pois bem, o que muitos, cada vez mais, portugueses estão a fazer é ,exactamente, ir para esses sítios, sobretudo ou exclusivamente pelo ordenado mais alto, mas de todos os que conheço, e são muitos, cedo percebem que a qualidade de vida que as cidades organizadas e bem geridas (sem existirem os nossos tão louvados “xicos espertos” em quantidades industriais) dão é uma mais valia tão grande como o ordenado, e muitas vezes acaba por ser o motivo central para não voltar a este cantinho que já foi a cidade pioneira da Europa e agora se assemelha mais a uma ruína na Europa.

Anónimo das 2:00 disse...

Não louvo a desorganização, o lixo, o caos, a podridão e muito menos a corrupção! Estes conceitos não fazem parte do meu ideal de vida!

Agora quando constantemente metem lisboa no patamar de lixo ao fazerem comparações que não são "comparáveis", defendo a minha cidade com unhas e dentes! Porque gosto de aqui viver, porque é a minha cidade e porque tenho orgulho nela, apesar das muitas atrocidades que a nossa câmara nos injecta! Aliás, nem nutro muita simpatia pelo nosso presidente!

E sim também já pensei ir para fora! E sim, o ordenado é o maior factor desse pensamento... mas não as cidades!

E, por incrível que pareça, há muitos alemães a viver em lisboa, e porque sera? ahh...porque gostam!!

Assim por alto deixa-me ver... 4 alemães só no prédio onde resido, mais 3 franceses! E no meu beco ainda conto mais 4 ingleses... e por ai fora...

Não estejam sempre a denegrir a imagem de lisboa! Apontem sim, os erros que se cometem ou que se pretendem cometer... Não façam comparações desnecessárias!!

Anónimo disse...

Esses estrangeiros todos que moram no seu predio e na sua rua se calhar sao estudantes, e quando acabar o Erasmus voltam para a vida organizada no seu pais de origem.

Jorge Pinto disse...

Aqui há uns anos atrás um meu amigo suíço veio fazer um estágio profissional no meu Instituto, passando algum tempo em Lisboa e outro em trabalhos de campo fora de lisboa.
No início delirou com Lisboa e com a paciência das pessoas que num eléctrico esperaram 20 minutos que um carro desimpedisse a via. Delirou com o campo português.
No fim estava pelos cabelos. Já não conseguia aturar tanta desorganização e queixava-se da inexistência de uma rede, REDE, de caminhos de ferro que o impediu de visitar muitos locais do nosso País.
Entretanto alguns aspectos melhoraram, outros, p.ex. a REDE de caminhos de ferro, pioraram.
Isto ao fim de mais de 20 anos de ajudas comunitárias.