05/09/2011

Porquê Lisboa?

In Diário de Notícias (3/9/2011)


«Mais do que estar na moda, Lisboa é um destino turístico que marca tendências e que dita a moda.

E por que razão Lisboa e não outra cidade? A resposta é simples: porque Lisboa, para além da sua beleza natural e patrimonial, é uma cidade segura, tem uma excelente relação preço /qualidade, possui um clima ameno ao longo de todo o ano, e oferece excelentes infra-estruturas, o mesmo será dizer que existe sempre uma Lisboa à medida das expectativas de cada visitante.

Graças à riqueza e à diversidade da sua oferta, a capital portuguesa é procurada tanto por quem pretende fazer um city break como por quem viaja em trabalho, ou pretende conciliar as duas situações. É sempre possível fazê-lo em Lisboa.

A capital portuguesa está também nas preferências das grandes marcas internacionais, que a elegem frequentemente para gravar os seus vídeos promocionais. E, ao dizer isto, estou a falar concretamente de marcas de reconhecido prestígio como a Aston Martin, a Absolut ou a Ford... mas podia citar muitas outras marcas dos mais diversos produtos.

Mas a eleição da nossa cidade como cenário para gravações não se limita à publicidade. Estou a lembrar-me de casos recentes envolvendo, por exemplo, a TV Globo, que filmou cenas de uma telenovela brasileira em Lisboa, assim como da estação norte-americana de televisão ABC, que enviou uma equipa composta por dezenas de pessoas para filmar cenas de um reality show, com uma audiência de milhões de telespectadores no país e no estrangeiro.

Extrapolando esta realidade para o País, podemos afirmar, sem margem para dúvidas, que Lisboa é a força motriz da economia portuguesa. No ano passado, por exemplo, perto de um terço das receitas nacionais de Turismo foi gerado na Área Metropolitana de Lisboa (AML), a qual foi ainda responsável por mais de 23 por cento das dormidas a nível nacional e por mais de 29 por cento das receitas.

Este sucesso advém, sobretudo, do esforço promocional que Lisboa tem vindo a desenvolver junto de mercados emissores consolidados e emergentes, nos quais dá a conhecer a diversidade da sua oferta turística. Da riqueza do seu património à gastronomia, do calendário anual de eventos às infra-estruturas aptas a receber os mais diversos eventos, Lisboa revela-se como um destino de eleição, onde cada turista ou visitante pode e deve vivenciar uma experiência única.

Viver a cidade é, em suma, a proposta que Lisboa faz a quem a visita.

VITOR COSTA Director-geral do Turismo de Lisboa»

6 comentários:

Rui Franco disse...

Tudo muito bem mas o exemplo da Globo é assim para o ridículo, não?

Julio Amorim disse...

Este tipo de óculos está à venda ?

Anónimo disse...

Para quem chega a Lisboa vindo de Bagdad ou Tripoli, a mudança deve ser porreira, pá.

Anónimo disse...

A ribeira das Naus etá espectacular e deve ser um dos principais cartões de visita,a quantidade de gente que aquilo deve trazer.

Anónimo disse...

Épá, a Aston Martin fez um video promocional na nossa capital com os seus popós estacionados em cima do passeio, ou talvez em segunda ou mesmo terceira fila? Terá sido em pára-arranca num engarrafamento? Circulando numa via toda esburacada?

A estes publicitários passam pela cabeçorra coisas que não lembravam ao careca...

Anónimo disse...

gaba-te ,já que ninguém te gaba.Este manda os foguetes ,apanha as canas e diz que tudo é um sucesso